QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES - OFICINAS PEDAGÓGICAS

Setor: Educação

Coordenador: Carmen Sá Brito Sigwalt

Vice-coordenador:

Alunos bolsistas: Renata Gueno, Silvaneide Rodrigues de Souza

Alunos voluntários: Regiane Santos Tanner, Vanessa Cristiane Corrêa, Vinicius Silva dos Santos

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

O Projeto possibilita a articulação das dimensões de ensino, pesquisa e Extensão uma vez que possibilita o envolvimento com as comunidades atendidas e a efetiva participação dos alunos da graduação. Por meio do lúdico, procura-se estimular a sensibilidade e a criatividade dos alunos, bem como tornar prazerosa a participação na leitura e escrita e o fazer das atividades, que devem proporcionar a alfabetização e o letramento dos alunos. Isso consequentemente influi na percepção, ampliando a visão de mundo e contribuindo para o desenvolvimento do intelecto e da autonomia deles. Atualmente, o projeto desenvolve ações na Escola Jardim das Graças no município de Colombo realizando ações extensionistas em duas turmas do segundo ano do Ensino Fundamental. A primeira etapa do trabalho envolveu a aplicação de um instrumento diagnóstico junto aos alunos objetivando avaliar o nível de consciência fonológica, sintática e semântica; a competência ortográfica; a compreensão dos diferentes usos e funções da leitura e da escrita e o desempenho dos alunos no ler e escrever. A partir deste diagnóstico elaboramos uma proposta de intervenção junto aos alunos que está sendo aplicada semanalmente que abarca oficinas pedagógicas e atividades de literatura. Além disso, foi realizado junto aos docentes responsáveis pelas duas turmas um processo de formação continuada abordando os pressupostos teóricos e práticos da aquisição da leitura e da escrita. O processo de formação continuada também é realizado com os bolsistas e voluntários do Programa sobre o tema Alfabetização e Letramento através de encontros presenciais quinzenais e orientações de estudo sob a coordenação da professora Carmen Sigwalt. Com estas ações percebe-se um maior envolvimento, interesse e concentração do aluno, quando a atividade envolve o lúdico, seja quando se realizam jogos, seja quando se faz leitura de livros, nesse caso, inclusive, verifica-se também um estímulo da criatividade e da curiosidade. Assim como verifica-se um progresso no processo de aprendizagem dos alunos. Desta forma, o Projeto contribui de maneira significativa na melhora e superação das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita. Pois através de atividades lúdicas e da contação de histórias, o aluno é estimulado a aprender de maneira mais significativa e prazerosa. Sendo assim, o projeto atua nas três dimensões acadêmicas: ensino – pesquisa – extensão. Este diálogo ocorre porque as aprendizagens adquiridas na universidade são colocadas em prática no projeto extensionista, ao mesmo tempo as dificuldades encontradas na escola são trazidas para a universidade a fim de procurar caminhos para a sua compreensão.

Palavra-Chave: Qualificação, Professores Alfabetizadores, Alfabetização, Letramento, Literatura