PROJETO: PALEONTOLOGIA VAI À ESCOLA

Setor: Ciências Biológicas

Coordenador: Fernando Antonio Sedor

Vice-coordenador: Erasto Villa Branco Junior

Alunos bolsistas: Rafaela Bobato, Joyce Ana Teixeira, Monique Schreiner

Alunos voluntários: Lucas Enes Santos, Talyta Kurihara, Thiago Carlisbino

Docentes participantes: Elias Karam Junior

Técnicos administrativos participantes: Adial Ribeiro Godoy Junior, Márcia Venzel Messias, Rosi Kugler

Participantes Externos: Eduardo Shiichi Suzuki, Victor Eduardo Pauliv

Área Temática: Educação


RESUMO

Os currículos escolares de ensino Médio e Fundamental não têm abordado de forma eficiente temas relacionados aos fósseis (Paleontologia) e sua relação com Evolução. E é comum que as informações sobre o tema cheguem de forma distorcida ou como produto de outras áreas do conhecimento (Arqueologia, Antropologia e História etc.). As informações veiculadas na mídia, não ressaltam a importância biológica dos fósseis. Esta proposta objetiva contribuir com a educação em ciências, popularização e divulgação, no sentido de construir uma visão desta área do conhecimento familiarizando entre alunos de graduação de diferentes cursos da UFPR, alunos e professores da rede de ensino pública e comunidade em geral com os conhecimentos gerados pela Paleontologia. Pretende-se esclarecer como se formam os fósseis e onde são encontrados e ressaltando a importância dos fósseis para elucidar a história evolutiva dos organismos viventes. Os princípios teóricos e metodológicos deste projeto estão fundamentados na concepção do PROGRAMA CIENCIA VAI À ESCOLA que é baseado no construtivismo como linha pedagógica. Desenvolvendo do raciocínio científico para que os professores e alunos possam construir mental e praticamente: conceitos, observações científicas, avaliações, diagnósticos, análises e conclusões. Estes procedimentos são desenvolvidos através de uma forma dialética de ação, privilegiando as discussões e o diálogo como método de força argumentativa. A metodologia empregada é interativa, não exclusiva, sendo também utilizadas as formas de ações expositivas (apresentações orais e painéis), demonstrativas (ilhas didáticas com espécimes originais e réplicas e modelos didáticos) e algumas atividades práticas (confecção de moldes de fósseis). Serão abordados aspectos relativos aos ambientes onde podem se formar os fósseis; processos de fossilização e como e onde os fósseis podem ser encontrados, coletados, estudados e como estas informações são relevantes para os estudos da origem e evolução dos de organismos ao longo da história do planeta. Estas ações são desenvolvidas e aplicadas com a participação de alunos de graduação de Ciências Biológicas e Geologia, alunos de Pós-graduação de Cursos de Zoologia e Ecologia e Paleontologia. Espera-se como resultado deste projeto melhorar nos professores da rede pública e privada de ensino, alunos de graduação da UFPR e comunidade em geral, a sua visão sobre a origem da vida e sua evolução e o importante papel dos fósseis neste contexto, além de utilizar a temática para desenvolver o raciocínio cientifico do publico alvo.

Palavra-Chave: Ensino, Paleontologia, Evolução