PROJETO: É HORA DO CHÁ NAS ESCOLAS
enec/resumo_170.html
Setor: Palotina
Coordenador: Suzana Stefanello
Vice-coordenador: Carina Kozera
Alunos bolsistas: Bruna Maira Panini, Carine Cantú, Rayssa Fernanda dos Santos, Roger Nardi, Stela Veit Perius
Alunos voluntários:
Docentes participantes: Vivian Carré Missio
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Saúde
RESUMO
As plantas têm sido utilizadas como meio de prevenção e tratamento de diversas doenças há muito tempo e isso tem ocorrido porque estão facilmente ao alcance de todas as pessoas, desde aquelas que vivem nas zonas rurais, até as das grandes cidades, que vivem na periferia e com baixas rendas ou que possuem melhores condições econômicas e que, preocupadas com a quantidade de produtos químicos sintéticos utilizados nas formulações dos medicamentos, buscam alternativas naturais. O projeto "É hora do chá nas escolas" tem como objetivo estimular o uso de plantas medicinais entre as zeladoras das escolas estaduais e municipais de Palotina, PR, bem como orientá-las quanto ao uso correto das plantas, formas de cultivo e algumas propriedades terapêuticas, fazendo com que os conhecimentos possam ser aplicados no preparo de chás para os funcionários e alunos das escolas envolvidas, bem como no cotidiano das zeladoras participantes. Além disso, busca resgatar informações sobre o uso popular de plantas medicinais, através da troca de saberes, favorecendo a relação ensino-extensão. O projeto está sendo realizado na Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco. As atividades tiveram início com a aplicação de um questionário com a intenção de realizar um levantamento sobre o conhecimento das zeladoras sobre as plantas medicinais. A partir dos resultados, elaborou-se um cronograma de atividades incluindo palestras sobre aspectos relacionados às plantas, como preparo de canteiros e mudas, formas de cultivo e de coleta, armazenamento, preparo de chás, e usos medicinais de algumas plantas para tratamento de doenças. Além das palestras, também foram realizadas atividades de dinâmicas de grupo e práticas buscando levar informações técnico-científicas sobre as plantas medicinais. Além de incentivar o uso das plantas na comunidade escolar, o projeto busca criar um vínculo entre os acadêmicos, professores e a comunidade a partir do qual possam ser resgatados e transmitidos conhecimentos contribuindo, por meio da extensão, na divulgação e orientação quanto ao uso correto destas espécies como uma forma alternativa e complementar de tratamento de saúde. Desta forma, o projeto permite aos acadêmicos a integração do ensino, da pesquisa e da extensão de forma multidisciplinar e interdisciplinar, visto que os mesmos necessitam dos conteúdos de algumas disciplinas, como bioestatística, botânica, bioquímica, plantas medicinais, entre outras, para o preparo das atividades, incluindo também informações de pesquisas realizadas na UFPR como em outras instituições de ensino superior.
Palavra-Chave: Plantas Medicinais, Zeladoras, Saúde