PROJETO TRANSFORMANDO O TRÂNSITO
enec/resumo_168.html
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Coordenador: Iara Picchioni Thielen
Vice-coordenador:
Alunos bolsistas: Fernando Augusto Graton Santos, Jeniffer Soley Batista, Matheus da Costa Travassos Mendes, Paula Rebeca Züge
Alunos voluntários: Amanda Calvetti Corrêa, André Vicente Spisla, Carolina Corrêa Gianello, Diego Scheidweiler Ferreira, Flávio Miguel Slobodzia, Juliana Wicthoff, Lucas Vinicius Vebber Cárdenas, Margoth Mandes da Cruz, Maria Eugênia Glustak, Marlos Andrade de Lima, Pedro Constant de Camargo
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Saúde
RESUMO
O Projeto Transformando o Trânsito (PTT) foi criado em 2001 e implantado efetivamente em 2002 no Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR. É realizado a partir das contribuições da Psicologia do Trânsito, a qual busca desenvolver uma análise qualificada e interdisciplinar dos comportamentos exercidos no contexto do trânsito. O principal objetivo do projeto é fomentar uma discussão sobre o assunto "trânsito", identificando o envolvimento e a responsabilidade de cada indivíduo nesse meio, bem como promovendo a sensibilização dos jovens em relação aos riscos envolvidos no trânsito. A metodologia utilizada se constitui no uso de técnicas de dinâmica de grupo que estimulam a discussão e a reflexão acerca do tema. Os encontros desenvolvidos pelos participantes do projeto são denominados "Dirija sua Vida", e neles os sujeitos alunos do primeiro ano de graduação da UFPR ou de outras instituições e alunos dos Centros de Formação de Condutores são apresentados à equipe, que aplicam o Jogo Metaphor. Após o término do jogo são feitas discussões em grupo, e os sujeitos são desafiados a estabelecer correlações entre o que foi vivenciado na atividade e o fenômeno do trânsito. Ao final do encontro pede-se que os alunos preencham um termo de compromisso, utilizado para registrar a proposta de cada aluno para a transformação do trânsito.
Palavra-Chave: Trânsito, Percepção de Risco, Jogo Educativo