PROJETO CIDADANIA E INDEPENDÊNCIA DIGITAL PROCIDI
enec/resumo_160.html
Setor: Litoral
Coordenador: Silma Cortes da Costa Battezzati
Vice-coordenador: Haxley Souza Cruz de Camargo
Alunos bolsistas: Felipe Schmitt, Ironilde Isaias de Oliveira, Kamila Prado Oliveira, Rapahel Snak Serafim da Luz, Wilson Rubens Netto Silva
Alunos voluntários:
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
O Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, localizado no Município de Matinhos, tem por objetivo promover a educação superior para o desenvolvimento humano nos sete municípios litorâneos do Estado e no Vale do Ribeira, regiões com grande fragilidade social e econômica. Matinhos é um dos maiores municípios da região litorânea do Paraná, porém um número significativo de jovens que conclui o ensino médio não conhece as oportunidades que Universidade Federal Setor Litoral lhes oferece no sentido de continuarem seus estudos por meio do ingresso no ensino superior. Muitos também buscam colocação no mundo do trabalho, mas não têm acesso e, portanto, não sabem utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação presentes nas mais variadas áreas educacionais e profissionais da atualidade. Considerando este contexto, o Projeto Cidadania e Independência Digital PROCIDI tem por objetivo aproximar os jovens das escolas públicas dos municípios do litoral do Paraná da universidade e das novas TICs. Assim, realiza oficinas práticas nos laboratórios de informática da UFPR para prepará-los para o uso competente de variados softwares livres desenvolvidos sob as regras da licença GPL General Public License nos contextos educacional e profissional. A opção por aproximar os estudantes do ensino médio da UFPR se justifica por que a educação continuada é essencial para a participação ativa dos jovens nos diversos contextos sociais que se apresentam na atualidade. De igual importância é o aprendizado para uso responsável das novas TICs, notadamente dos softwares livres GPLs que permitem acesso ao código fonte dos programas; o uso; a copia; a pesquisa; e a redistribuição deste tipo de tecnologia gratuitamente pela internet, promovendo oportunidades para o compartilhamento e geração de novos conhecimentos acerca dos novos artefatos digitais e para a inclusão educacional e profissional do cidadão brasileiro na educação superior e no mundo do trabalho para o exercício pleno da cidadania com independência digital. PROCIDIs nos diversos contextos sociais que se apresentam na atualidade. De igual importância é o aprendizado para uso responsável das novas TICs, notadamente dos softwares livres GPLs que permitem acesso ao código fonte dos programas; o uso; a copia; a pesquisa; e a redistribuição deste tipo de tecnologia gratuitamente pela internet, promovendo oportunidades para o compartilhamento e geração de novos conhecimentos acerca dos novos artefatos digitais e para a inclusão educacional e profissional do cidadão brasileiro na educação superior e no mundo do trabalho para o exercício pleno da cidadania com independência digital.
Palavra-Chave: Educação, Cidadania, Tecnologia e Independência Digital