PROGRAMA LABORATÓRIO MÓVEL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Setor: Litoral

Coordenador: Rodrigo Arantes Reis

Vice-coordenador: Antonio Luis Serbena

Alunos bolsistas: Claudiane dos Santos Silva, Eliane Sarraff, Glaucio Willian Fernandes Gonçalves, Luiza Carlla Cristine Alves

Alunos voluntários:

Docentes participantes: Ana Maria Franco, AnistherFabretti Bossoni Saikali, Antonio Luis Serbena

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

O programa do LabMóvel foi concebido a partir de um diagnóstico sobre a realidade do Ensino das Ciências no Litoral do Paraná e a necessidade de um processo de sensibilização e educação científica e ambiental para a preservação de um ambiente natural inserido em uma região de grande pressão antrópica e desenvolvimentista (LabMóvel Diagnóstico, 2009). As atividades propostas para o Labmóvel não são estáticas, lineares ou previsíveis como um simples estudo dirigido, um roteiro ou "aula prática". Seus resultados, ao contrário, são pessoais, frutos únicos de uma efetiva interação individual do aluno com o conhecimento recém adquirido e sua aplicação imediata em situações novas. A forma de organização do trabalho se dá, geralmente, através de projetos com temas específicos. Vários autores da área educacional, como Segura (2001), observam que a organização do trabalho escolar por meio de projetos pode ser um caminho tanto para integrar conteúdos quanto para conjugar interesses pessoais e coletivos. O objetivo mais importante é o desenvolvimento da postura inquiridora, pressuposto básico da formação científica, tendo como base a curiosidade das crianças ou adolescentes, e a capacidade de estabelecer relações. Tem-se o objetivo de consolidar, ampliar e dar continuidade as ações desenvolvidas pelo LabMóvel junto à comunidade escolar das escolas públicas de ensinos fundamental e médio do litoral do Paraná e a partir de sua atuação desenvolver pesquisas e metodologias, produzir recursos didáticos e promover a extensão de conhecimentos sobre o ambiente e a cultura regional na área de atuação. Devido a diversidade de subprojetos e produtos que serão desenvolvidos pelo programa, não é interessante que as iniciativas sejam baseadas somente em uma metodologia. Desta forma, cada atividade realizada pelos diversos grupos de trabalho tem seus métodos e dinâmicas e estes buscarão trabalhar de forma a estimular a autonomia e criatividade do educando, fazendo da construção metodológica parte do processo educacional. Porém, todas as atividades estão guiadas pelo objetivo da desmistificação da ciência, assim como do ideal de pesquisador como algo fora da realidade das comunidades litorâneas. Consideramos como resultados esperados a ampliação das atividades desenvolvidas pelos projetos vinculados, bem como o reconhecimento do Programa como referencial na área de divulgação científica na região do litoral paranaense.

Palavra-Chave: Clube de Ciências, Esporte, Saúde