AQUARIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE PALOTINA
enec/resumo_15.html
Setor: Palotina
Coordenador: Leandro Portz
Vice-coordenador: Lilian Dena dos Santos
Alunos bolsistas: Andréia Cantelli
Alunos voluntários: Fabrícia Trentin
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
O Projeto utiliza a atividade do Aquarismo como ferramenta na introdução das crianças no mundo da ciência e estudos dos ecossistemas aquáticos, mostrando lições de responsabilidade ecológica, inspirando ao mundo da vida animal aquática, incentivando assim a noções de ecologia e preservação ambiental dos rios e mananciais da região. Finalmente irão também despertar para a importância dessa atividade e despertar o interesse para a formação profissional dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura da UFPR/Campus Palotina. O projeto em como objetivos: Gerar a educação em Ciência Ambiental na rede pública de ensino utilizando a aquariologia como ferramenta básica. Montar pequenas "estações de aquários" com o intuito de utilizá-los como ferramentas intuitivas para palestras sobre ecologia e preservação ambiental. Realizar palestras educativas nas escolas públicas carentes e atividades lúdicas para fixação do conteúdo. Para alcance dos objetivos foram utilizadas as seguintes metodologias: Montagem pelos alunos do curso de Tecnologia em Aquicultura da UFPR de 4 Estações (Unidades) demonstrativas de Aquários com a fauna e flora das plantas e animais dos rios e lagos da região do município de Palotina conforme metodologia descrita por Gomes (2001). Foram feitos debates semanais nos encontros dos alunos da UFPR no Grupo de Estudos em Tecnologia de Aquicultura GETA para montagem dos slides dos seminários que foram apresentados aos alunos da rede pública sendo estes com linguagem simples, prática e didática. Após a apresentação do seminário aos alunos foram feitas atividades práticas nos aquários para a observação visual e de tato nos peixes. O projeto teve como resultado a inserção da comunidade escolar no ambiente da aquariologia, as crianças tiveram senso de responsabilidade, pois tinha que cuidar de um outro ser vivo, no caso os peixes do aquário, conseguiram realizar as atividades propostas pelo projeto, com as aulas sobre meio ambiente aprenderam a cuidar e preservar o ambiente em que vivem e também a preservar os rios da cidade.
Palavra Chave: Aquariologia, Meio Ambiente, Ensino
 
		 
		