PROGRAMA CURADORIA DO ACERVO DO MAE – MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA PROEC/UFPR

Setor: PROEC

Coordenador: Márcia Cristina Rosato

Vice-coordenador: Laura Pérez Gil

Alunos bolsistas: Ana Carolina Ramos Belei, Danilo Svirbul Vieira, Gabriel Augusto Soares Lima da Trindade, Henrique da Costa Valério Quagliato, Kendra Figueira de Andrade, Luana Karolina Meira dos Santos, Lucas Vinícius de Carvalho, Luiz Felippe de Castro Henning, Marcus Paulo dos Santos de Freitas, Mayra Levandoski dos Santos, Muriel Maria Trento, Nayara Campos Brizola Bispo, Yonara Luisa Pereira Buoro.

Alunos voluntários: Beatriz Virmond

Docentes participantes: Laércio Loiola Brochier, Laura Pérez Gil, Miguel Alfredo Carid Naveira.

Técnicos administrativos participantes: Ana Luisa de Mello Nascimento, Angela Carolina de Castro Simões, Bruna Marina Portela, Douglas Cleverson Fróis, Fábio Luis Gasparello Marcolino, João Roberto Gasparin Kalluf, Regiane Souto Pereira Pelaquini, Sady Pereira do Carmo Junior.

Participantes Externos:

Área Temática: Cultura


RESUMO

O Programa Curadoria do Acervo do MAE visa o tratamento técnico, a pesquisa e a difusão das coleções preservadas no Museu, referentes às quatro unidades científicas do MAE: Arqueologia, Etnologia, Cultura Popular e Patrimônio e Documentação Textual, Sonora e Visual. O tratamento técnico e a pesquisa no acervo, resultantes das ações do Programa, viabilizarão a difusão e a aproximação do museu com a comunidade externa. O objetivo é a realização de ações que envolvem a catalogação e a organização das peças na Reserva Técnica e a sistematização das informações a elas relativas, além da pesquisa para contextualização do acervo. São também objetivos do Programa, ações realizadas em conjunto com outras áreas do Museu, como a Museologia e as Ações Educativas, para a elaboração de exposições temporárias e de longa duração, e também publicações, como catálogos e produtos educativos. Para a catalogação e conservação, os procedimentos são higienização, marcação permanente do número de identificação da peça e elaboração de suporte adequado para armazenamento. Em livros específicos são registrados os dados básicos das peças, como número de identificação, nome e origem. Para além dos livros, existe uma base de dados online, de acesso restrito aos funcionários e bolsistas do MAE, para catalogação do acervo, que será oportunamente disponibilizada na Web. Cada uma das unidades científicas possui uma ficha específica na base que, para ser preenchida, fará uso das informações básicas registradas no livro e também de pesquisa para a contextualização das peças. Para a elaboração de exposições e publicações, a definição dos temas é feita em conjunto com outras equipes do Museu, cabendo à curadoria aos chefes das unidades científicas e aos bolsistas a elas vinculados, que farão seleção de peças, levantamento de informações e elaboração de textos. Para 2013 está prevista a continuidade das ações de conservação e preservação do acervo, através do registro das peças em livros de arrolamento e de sua correta alocação nos armários. A base de dados começará a ser alimentada pelas unidades científicas, cujos chefes farão treinamento com os bolsistas para correto preenchimento. O Programa, e seus projetos vinculados, também estarão envolvidos na preparação da exposição de Longa Duração "Assim Vivem os Homens", que será montada na sede do MAE em Paranaguá. Os alunos bolsistas envolvidos neste Programa terão a oportunidade de conhecer as várias etapas de trabalho em um Museu, além de ampliarem sua área de conhecimento, através das pesquisas e do trabalho direto com as peças do acervo.

Palavra-Chave: Curadoria, Acervo, Museu