PROGRAMA CIÊNCIA VAI A ESCOLA

Setor: Ciências Biológicas

Coordenador: Mário Portugal Pederneiras

Vice-coordenador: Fernando Antonio Sedor

Alunos bolsistas: Aline Nunes dos Santos, Rafaela Bobato, Joyce Ana Teixeira, Celso da Silva Castilho, Monique Schreiner, Lucas Neves Videira

Alunos voluntários: Allyfer dos Santos Ziemmer, Amanda Ventura Firmino, Breno Rodrigo Araujo, Louise Timóteo, Lucas Enes Santos, Talyta Kurihara, Thiago Carlisbino

Docentes participantes: Erasto Villa Branco Junior, Elias Karam Junior

Técnicos administrativos participantes: Adial Ribeiro Godoy Junior, Márcia Venzel Messias, Rosi Kugler

Participantes Externos: Eduardo Shiichi Suzuki, Lorena Carolina Pena, Luciana Cristina de Carvalho, Victor Eduardo Pauliv

Área Temática: Educação


RESUMO

O Programa Ciência Vai à Escola (PCVAE) trabalha a Educação Para a Ciência e a Popularização e Divulgação Científica, de forma a contribuir com a sociedade através do conhecimento científico. Participam professores e pesquisadores da UFPR, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, acadêmicos da UFPR e a comunidade em geral. Inclui ações voltadas para o ensino Fundamental e Médio que está desconectado da Universidade. O PCVAE atua em conjunto com escolas, colégios, museus, municípios, projetos e secretarias de educação. As parcerias estão integradas através de órgãos, departamentos, coordenações de cursos de graduação etc. Nestas atividades já atuaram mais de 60 professores e 300 alunos da UFPR, mais de 2.600 professores e 30.000 alunos. Hoje desenvolve atividades nas áreas de Paleontologia, Genética, Evolução, Museus e Centros de Ciência e outras, apresentando resultados na extensão, no ensino e na pesquisa. O PCVAE objetiva contribuir para modificar a estrutura da educação em ciência e a popularização e divulgação científica, para construir uma visão da Ciência entre nossos estudantes e professores, condizente com a sociedade baseada na concepção da CIÊNCIA como método de trabalho e postura de vida. Os princípios teóricos e metodológicos do PCVAE estão fundamentados na concepção de ensino baseado no construtivismo como linha pedagógica de educação científica e são desenvolvidos através de uma forma dialética de ação, privilegiando as discussões e o diálogo como método de força argumentativa. A metodologia empregada é a interativa, não exclusiva, sendo também utilizadas ações demonstrativas e expositivas nas seguintes áreas Educação em Ciência (formais e não formais) e a Divulgação e Popularização da Ciência. Abordam três grandes temáticas: o Ensino da Ciência, os Museus e Centros de Ciência e o Estudo das Ciências da Natureza. Dentre as atividades estão: cursos e mini-cursos para professores; oficinas para estudantes e professores; mostras e exposições permanentes, temporárias e itinerantes; elaboração de jogos didáticos, modelos e folders; montagem de aquários e terrários; kits didáticos e monitoramento da exposição permanente do Museu de Ciências Naturais. Espera-se como resultado desta proposta contribuir com a mudança da estrutura da educação em ciência, a popularização e divulgação científica dos alunos e professores da rede pública e privada (Fundamental e Médio) com relação a Ciência e seu desenvolvimento, além de treinar bolsistas para atuar nas atividades didáticas do MCN e das entidades parceiras.

Palavra-Chave: Educação, Museus, Ensino Fundamental e Médio