PERMANESENDO: INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NAS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA DA UNIVERSIDADE

Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes

Coordenador: Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan

Vice-coordenador: Graziele Aline Zonta

Alunos bolsistas: Caroline Bevilacqua, Emanuelle Cristina de Oliveira Silva, Jennifer da Silva Moreira, Juliana Carolina de Castilhos

Alunos voluntários: Ana Caroline Bonato da Cruz, Ariane Stein, Cleverson José dos Santos, Igor Viana Muller, Iris Miyake Okumura, Jhonny Lancaster Rodrigues, Letícia Correa Trevisan, Loivo Mallman, Margoth Mandes da Cruz, Patricia Alves dos Santos, Patricia ElHorr de Moraes, Patricia Ingrisani Branco, Patricia Moreira Ribeiro, Roberto Herbert Jones, Sofia Ferreira Borges da Cruz, Wagner Luis Barbosa.

Docentes participantes: Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Norma da Luz Ferrarini

Técnicos administrativos participantes: Graziele Aline Zonta

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

Ao ingressar na Universidade, o estudante se depara com uma demandada de desempenho ótimo, sentimento de pertencimento e orgulho por estar em uma instituição pública e de qualidade. No entanto, as suas dificuldades, seus posicionamentos, os preconceitos que enfrenta, enfim, os sofrimentos encontrados na vida acadêmica cotidiana não encontram muita audiência. O objetivo deste projeto é possibilitar voz aos universitários, na tentativa de criar um caminho alternativo que venha de encontro às relações intersubjetivas estabelecidas nesse meio. O PermaneSENDO reúne ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico, por meio de metodologia de pesquisa-ação, de caráter interventivo, inserindo-se no campo da psicologia educacional. Atua sobre temáticas relacionadas às políticas educacionais, políticas de subjetividade, educação e direitos humanos na universidade, letramento acadêmico, sofrimento escolar, discriminação, preconceito e abandono escolar. Sua atuação visa à qualificação dos estudantes para serem protagonistas no âmbito das políticas de permanência na universidade, criando um espaço que favoreça conscientização dos discursos de identidade presentes nas práticas da universidade através de um questionamento da relação aluno-comunidade acadêmica, a fim de ressignificar a própria noção de comunidade enquanto âmbito social receptivo às iniciativas do corpo discente. Com a participação dos próprios alunos e por meio de rodas de conversa, de sistemas de tutoria (apadrinhamento), grupos de estudo e oficinas, os alunos do projeto serão qualificados para realizar atividades com os colegas de seu curso de origem. As atividades terão seus resultados sistematizados, aliado ao estudo de seus fundamentos e metodologias, constituindo-se um conjunto de práticas investigativas e interventivas, cujo resultado visa ao aprimoramento das condições sociais, afetivo relacionais, de formação profissional e intelectual do aluno. Espera-se que tal atuação o posicione enquanto sujeito ativo, em especial no contexto acadêmico.

Palavra-Chave: Psicologia, Ensino Superior, Intervenção