PERIÓDICO ELETRÔNICO ONLINE EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Coordenador: Patricia Zeni Marchiori

Vice-coordenador: Lígia Bartz Kraemer

Alunos bolsistas: Amanda Cristina Santos Costa, Beatriz Rezende Rodrigues

Alunos voluntários:

Docentes participantes: Mauro José Belli

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos: Eduardo Michelloti Bettoni, Andre Luiz Appel, Intelectus Ágil (Empresa), Helena Nunes Silva, Denise Fukumi Tsunoda, Anderson Luiz Cardoso Rodrigues, Thiago Giordano de Souza Siqueira, Célia Regina Simonetti Barbalho, Thais B. Zaninelli, Luciara Cid Gigante, Camila Carneiro Dias Rigolin, Júlia Fernandes Marcelo, Eloi Juniti Yamaoka, Leilah Santiago Bufrem

Área Temática: Comunicação


RESUMO

Em seu primeiro ano de existência (2012) a equipe envolvida com a criação da Revista Eletrônica AtoZ envidou esforços especialmente na elaboração de campanhas de marketing (aproximadamente oitocentos emails enviados) tendo como resultado adicional a criação do manual de campanhas para a Revista. Tais campanhas visam divulgar a Revista e atrair submissões. O manual derivado desta atividade descreve os procedimentos de criação e envio de mala direta, que é resultado do cruzamento de dados do MS-Excel com o MS-Outlook. Criaram-se e aprimoraram-se os fluxos de trabalho para os processos internos derivados de experiência conjunta com a disciplina SIn151 (Curso de Gestão da Informação). Foi elaborado o manual de procedimentos para a publicação da versão completa da revista nos formatos portable document format (pdf) e ePub. Os bolsistas auxiliaram nas discussões sobre os critérios de indexação (nos agregadores Sumarios.org, DOAJ e Latindex/Diretório), inserindo dados nos dois primeiros serviços de indexação citados e auxiliaram na diagramação de artigos do segundo número da revista, lançado em dezembro de 2012. Um dos bolsistas e o coordenador do projeto participaram do II Encontro Universitário de Editoração Científica da UFPR. Este bolsista foi subsidiado para participar de dois minicursos oferecidos no referido evento, dos quais derivaram relatórios disponibilizados para os demais membros do Comitê Editorial. Elaborou-se um documento contendo a primeira versão dos indicadores a serem utilizados para análise de desempenho da Revista, os quais são baseados nos aplicativos de monitoramento de tráfego web PIWIK e Google Webmasters. O Comitê Editorial recebeu solicitação de uso/remix da template de artigos no formato MS-Word por parte de outro periódico científico afiliado à Universidade Estadual de Campinas. Outros editores de revistas científicas brasileiras solicitaram informações sobre os procedimentos para a criação dos artigos em formato ePub (o qual é elaborado por empresa simples parceira). Os esforços de toda a equipe no projeto resultaram na avaliação Qualis/CAPES B4 – Interdisciplinar e B5 – Ciências Sociais Aplicadas I.

Palavra-Chave: Periódico Eletrônico Online, Fluxos de Informação