PENSANDO E FAZENDO CIÊNCIA
enec/resumo_131.html
Setor: Ciências Exatas
Coordenador: Maria Aparecida Biason Gomes
Vice-coordenador: Maria Regina Queiroz de Mello
Alunos bolsistas: Cinthia Tawana Roza, Erna Guilhermina Albrecht de Oliveira, Jean Pscheidt Weiss, Jeniffer Talita Mendes de Oliveira, Mayara Padovan dos Santos, Virginia Komar Ferreira de Jesus, Yohanna Baracuy lacerda
Alunos voluntários: Gabriel Alves Lopes
Docentes participantes: Liliana Micaroni, José Luis Guimarães
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos: Arthur Auwerter (CEEP)
Área Temática: Tecnologia e Produção
RESUMO
Cursos técnicos em Química e áreas afins são ofertados por diversas Instituições de Ensino públicas e privadas no município de Curitiba. Este projeto tem por objetivo proporcionar aos estudantes do ensino técnico e/ou médio integrado o desenvolvimento de um tema de seu interesse na área de química utilizando a metodologia científica e registrar o trabalho realizado como estágio. Um total de vinte e três estudantes do Centro de Educação Profissional de Curitiba (CEEP) e do Setor de Educação Profissional da UFPR (SEPT) participaram deste projeto neste primeiro ano de vigência. Com o auxilio de sete bolsistas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química e de Engenharia Química (bolsistas de extensão e permanência) os estudantes desenvolveram trabalhos nos seguintes temas: Corantes naturais, Análise de Alimentos, Biodiesel, Reciclagem, Sabonete, Glicerina e Tintura de Fitoterápicos. Em um dos trabalhos sobre corantes houve a necessidade de interagir com a área de biologia, envolvendo o conhecimento sobre liquens. As seguintes atividades foram realizadas para cada trabalho: pesquisa bibliográfica, execução em laboratório, apresentação de seminário e preparação de relatório. Todas as atividades foram realizadas no Laboratório de Extensão em Química (LabExQuim) do Departamento de Química desta universidade. Cada bolsista atuou como tutor de no máximo quatro estudantes do curso técnico. Os bolsistas puderam compartilhar conhecimentos com alunos do ensino técnico em diversas áreas da química e atuaram como facilitadores das diversas atividades envolvidas em cada trabalho. A avaliação qualitativa do projeto foi realizada com a aplicação de questionário aos estudantes de ensino técnico antes e após as atividades nos seguintes assuntos: busca de informação em base de dados científicos, trabalho no laboratório e satisfação na realização do projeto. Cerca da metade dos estudantes que não conhecia sobre base de dados científicos antes da realização do projeto, ao término do projeto responderam que conhecia bastante sobre este assunto. Sobre o trabalho no laboratório 75% dos estudantes responderam que ganharam conhecimentos. Em uma escala de zero a cinco, 25% e 75% dos estudantes avaliaram nas escalas quatro e cinco, respectivamente, sua satisfação na realização do projeto. Os bolsistas avaliaram positivamente o trabalho desenvolvido neste projeto. Conclui-se que, além da contribuição adquirida à formação dos estudantes do ensino técnico, este projeto também propiciou aos bolsistas adquirir experiência na área de pesquisa científica e na área de ensino.
Palavra-Chave: Ciência, Iniciaçao à Pesquisa, Estágio