PEDRA SOBRE PEDRA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM GEOCIÊNCIAS
enec/resumo_130.html
Setor: Ciências da Terra
Coordenador: Cristina Valle Pinto Coelho
Vice-coordenador: Barbara Trzaskos
Alunos bolsistas: Luan Perretto de Andrade Bolsista, Giovana Marques da Cruz, Maira Hilgemberg Alves
Alunos voluntários: Francine Elizabeth Cardoso, Jan Savaris Soares, Jessica Thais Ferreira Oste, Marcela Mederos Fregatto, Angela Lucia da Silva, Veleda Astarte Paiva Muller, Bruno Felipe Roepke, Daniel Patias Guimaraes
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
O conhecimento das Geociências apresenta grande importância para a utilização consciente da extração, transformação e conservação de recursos naturais e a interação entre a sociedade e o meio ambiente. A abordagem destes temas por profissionais vinculados a Geologia no meio educacional estimula o despertar para conhecimento científico, desenvolvimento de novas habilidades, bem como o melhor entendimento do Sistema Terra. Por meio de atividades que incentivem o aumento do senso crítico, capacidade de observação e o raciocínio abstrato e espacial, o Projeto Pedra Sobre Pedra visa desenvolver atividades lúdico-pedagógicas que promovam a socialização e motivem a aprendizagem proporcionando uma nova perspectiva de futuro. Subdivide-se em quatro vertentes: Terra em Foco, Caminho das Pedras e Bamburrando, desenvolvidos em parceria com escolas de ensino fundamental, médio e a comunidade; e Afloramento de Ideias, que consiste na realização de atividades no meio acadêmico. A didática do projeto baseia-se na aplicação de maquetes e paper models, exposição de rochas e minerais, trilhas, jogos e atividades com dinâmica no meio natural, além de apresentações orais, questionários e palestras sobre temas diversos relacionados à Geologia. No ano de 2013, o projeto tem sido aplicado em parceria com a Escola Rural Onofre Soares, onde os subprojetos executados em conjunto com crianças em situação de vulnerabilidade social têm revelado grande aceitação. Os alunos têm demonstrado grande interesse na realização das atividades práticas, devido ao seu caráter inovador e as apresentações dinâmicas. Em função da divulgação das atividades desenvolvidas, ocorreram novas propostas de parcerias com um projeto desenvolvido por estudantes de Química da UFPR Projeto de Educação Ambiental da Escola Municipal Lucídio Ribeiro em Campina Grande do Sul, cuja temática desenvolvida envolve a dinâmica das águas. Outra atividade extensionista será em parceria com os alunos de graduação do curso, no Encontro Nacional de Estudantes de Geologia, a se realizar no município de Tibagi PR. Estas atividades envolverão temáticas das Geociências desenvolvidas com jovens de escolas municipais e estaduais. Desta forma, o Projeto Pedra Sobre Pedra procura, em curto prazo, estimular crianças e jovens na busca de conhecimento, despertando a curiosidade e a percepção para as Geociências. Em longo prazo, o projeto visa à formação de jovens cientes da importância e do respeito com o espaço natural, assim como o aprimoramento de formas de interações conscientes entre a sociedade e o meio em que vivemos.
Palavra-Chave: Geologia, Pedras, Meio Ambiente