PASSANDO A BOLA: SOCIALIZAÇÕES ESPORTIVAS NO LITORAL
enec/resumo_129.html
Setor: Litoral
Coordenador: Luis Eduardo Cunha Thomassim
Vice-coordenador: Leoncio José de Almeida Reis
Alunos bolsistas: Alexandre Bruno Steurer Oliani, Camila Rosa Nascimento, Gustavo Patruni, Natan Felype Moreira, Tatiana Ramos
Alunos voluntários: Joelma dos Santos
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
As práticas esportivas tem integrado recorrentemente as programações para crianças no contra-turno escolar. Entretanto, ainda são ambíguas as finalidades e sentidos que envolvem as atividades envolvendo esportes. No contexto do litoral do Paraná, onde nosso projeto se desenvolve, essas ambiguidades se expressam desde os próprios recursos disponíveis incipientes para corresponder a suposta importância do esporte para as crianças -, chegando também aos desafios que envolvem o trato pedagógico com o ensino do esporte adequado a este contexto educacional. Nesse sentido, esse projeto tem por objetivo disseminar uma abordagem metodológica voltada ao ensino dos esportes, fundamentando-se em princípios de uma vertente da pedagogia do esporte emergente no contexto brasileiro. As oficinas de ensino de modalidades de esportes coletivos são voltadas ao ensino para crianças em idade correspondente ao ensino fundamental, moradoras da cidade de Matinhos/PR. Busca-se, especificamente, contribuir para uma ampliação de saberes técnico-táticos referentes aos esportes coletivos dos participantes; estimular as trocas culturais entre os participantes, bem como reflexões sobre condutas, atitudes e relações sociais; e contribuir com a formação de acadêmicos da UFPR Litoral a partir do contato e do reconhecimento do cotidiano de crianças da cidade. Além da especificidade de sua ação pedagógica com o esporte, o projeto fundamenta-se na busca de articulação com demais ações de extensão e sociais cujo impacto buscam ultrapassar suas áreas particulares de atuação, em benefício do desenvolvimento territorial. Adotando metodologias participativas de diagnóstico e planejamento, buscou-se envolver atores externos a universidade também nas decisões a respeito da implantação e programação do Projeto, incluindo as próprias crianças como partícipes deste projeto. Temos desenvolvidos duas estratégias para obtenção dos resultados do Projeto, sendo a primeira a congregação de crianças de um dos bairros da cidade em um "núcleo pedagógico esportivo". Consolidada a nucleação, pretende-se implementar a fase das primeiras oficinas, com duração de quatro meses contínuos com os mesmos grupos de participantes. A outra estratégia envolve oficinas de formação de educadores de escolas e de outras instituições educacionais da cidade, visando a partilhar a abordagem metodológica proposta pelo projeto. Espera-se que com estas estratégias de trabalho, o planejamento das ações do Projeto possa ser retroalimentado pela avaliação das oficinas, com participação ativa dos participantes.
Palavra-Chave: Esporte, Socialização, Pedagogia