O SER E O FAZER NA UNIVERSIDADE

Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes

Coordenador: Norma da Luz Ferrarini

Vice-coordenador: Luciana Albanese Valore

Alunos bolsistas: Ana Moreira Borges de Macedo, André dos Martyres Wageck, Giovanna Isabella Baú

Alunos voluntários:

Docentes participantes: Norma da Luz Ferrarini, Luciana Albanese Valore, Denise de Camargo

Técnicos administrativos participantes: Francine Rocha, Adriana Garcia Stefani Cechet

Participantes Externos: Professora Dra. Denise de Camargo, Gregory Bohatchuk de Araújo, Oscar Luz de Souza, Renato Ortega, Rosiclea Doroti Rodrigues

Área Temática: Educação


RESUMO

Contextualização: As práticas e os saberes universitários têm implicações diretas na formação profissional e no processo de subjetivação dos estudantes. A atividade universitária e os discursos ali perpassados implicam em concepções de mundo e de homem diferenciadas possibilitando a construção de sentidos próprios e plurais. Integrando ensino, pesquisa e extensão, apresenta-se aqui a ação voltada para a formação do psicólogo. Objetivos: desenvolver um estudo comparativo da formação do psicólogo entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); fortalecer a integração entre estudantes e docentes das duas instituições; analisar as matrizes teóricas, metodológicas e epistemológicas dos currículos; identificar os sentidos sobre a psicologia produzidos pelos acadêmicos. Metodologia: Para a análise comparativa utiliza-se: (a) análise documental para levantar dados de caracterização de ambas às instituições, para analisar os projetos pedagógicos e os currículos, e para analisar o currículo Lattes dos professores investigando a atuação profissional enquanto professor, pesquisador e psicólogo; (b) grupos de discussão com estudantes de Psicologia do quarto ano da UTP e da UFPR; (c) supervisões, grupo de estudos e de discussões com os estudantes e professores de psicologia da UTP e da UFPR participantes do projeto; (d) visita à UTP e à UFPR; (e) para análise dos dados produzidos utilizar-se-á a Análise Crítica do Discurso proposta por Fairclough. Resultados parciais: direcionamento mais para a formação e prática clínica no caso da UTP e para a pesquisa na UFPR; uma formação mais generalista e fortemente embasada em pressupostos epistemológicos e teóricos na UFPR, enquanto que na UTP uma formação mais voltada para o mercado de trabalho e para a aplicação prática da psicologia; na UFPR o currículo estabelece-se a partir de quatro matrizes teóricas: a psicanálise, a psicologia comportamental a psicologia fenomenológica-existencial e a psicologia sócio-histórica; na UTP não observase as matrizes teóricas como as diretrizes essenciais do currículo, mas disciplinas perpassadas por diferentes teorias, práticas e objetos de estudo; tanto na UFPR como na UTP os campos de estágio coincidem: saúde/clínica, educação, trabalho; o perfil dos professores da UFPR com ênfase na pesquisa, enquanto que na UTP há forte evidência da prática profissional dos docentes no mercado de trabalho, especialmente na área clínica; promoção de um espaço para discussão, reflexão e atuação sobre o processo de aprendizagem e de formação profissional.

Palavra-Chave: Formação do Psicólogo, Sentido da Psicologia, Subjetividade