O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS POR MEIO DE UM PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL

Setor: Ciências da Saúde

Coordenador: Marilene da Cruz Magalhães Buffon

Vice-coordenador: Rafael Gomes Ditterich

Alunos bolsistas: Bárbara Vieira Pimentel, Thábata Cristy Zermiani, Guilherme Oneda, Ana Bertila Marques, Mariana Fiori Takashiba, Letícia Cristine Rinaldo Machado, Beatriz Boger.

Alunos voluntários:

Docentes participantes: Yanna Dantas Rattmann, Giovana Daniela Pecharki, Edevar Daniel, Eliane Carneiro Gomes

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Saúde


RESUMO

A educação em saúde bucal é uma ação importante do processo de promoção da saúde, exigindo características específicas que envolvem práticas e conhecimento. Contudo, o conceito de educação em saúde bucal precisa ser ampliado para incluir, entre suas tarefas, o trabalho de conscientização com os grupos sociais com menor acesso aos programas de saúde odontológica. No ano de 2012, como forma de ampliar as ações e atividades de saúde bucal realizadas pelos acadêmicos do setor de ciências da saúde da UFPR, foi criado o Programa de Atenção à Saúde Bucal nos diferentes ciclos de vida com o objetivo de desenvolver estratégias de promoção da saúde bucal, de caráter multiprofissional, voltada aos diferentes ciclos de vida do desenvolvimento humano, com ênfase na prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, nos diferentes equipamentos sociais. Deste modo, as ações e atividades do programa visam dentre outros aspectos a melhoria das condições de saúde geral e bucal e são ações definidas a partir de necessidades coletivas em escolas e centros de educação infantil do município de Campina Grande do Sul-PR, Colombo-PR e Curitiba-PR. As ações educativas desenvolvidas foram: palestras e discussões com professores e escolares, atividades de escovação supervisionada, capacitação de multiplicadores e participação em mostras e semanas de saúde. Com a metodologia proposta tem sido fortalecida a transversalidade da saúde bucal como tema a ser trabalhado na escola. Com o programa de extensão tem se conseguido provocar práticas dialógicas capazes de mobilizar as crianças quanto à problemática da saúde bucal, visando à autonomia em relação ao cuidado com a saúde.

Palavra-Chave: Odontologia, Saúde Bucal, Promoção da Saúde