O MICROSCÓPIO VAI À ESCOLA - 2A EDIÇÃO
enec/resumo_124.html
Setor: Ciências Biológicas
Coordenador: Márcia Helena Mendonça
Vice-coordenador: Ruth Janice Guse Schadeck
Alunos bolsistas: Ana Paula Sandoval Carlos, André Fernando Miaydi Anacleto, Bruno Kretzer Guimarães, Felipe Augusto Moreschi, Lauro Acosta Júnior, Thiago Luiz Pereira da Costa, Willian Ricardo Cosmo.
Alunos voluntários: Bruna Ballego Barreiros, Camila Ramos Borges, Francisco Yoshinobu Ishihara, Felipe Gustavo de
Docentes participantes: Carla Wanderer, Flavia Sant'Anna Rios, Marco Antonio Ferreira Randi.
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos: Colégio Estadual Gottlieb Muller, Colégio Estadual Victor do Amaral.
Área Temática: Educação
RESUMO
Contextualização: O projeto "O Microscópio vai à Escola" tem por objetivos disponibilizar os recursos da UFPR para promover a atualização de professores de ciências, bem como fomentar a motivação para o aprendizado de Biologia na rede pública de ensino. Metodologia: As escolas selecionadas foram o Colégio Estadual Victor do Amaral (ensino médio) e o Colégio Estadual Gottlieb Muller (ensino fundamental), ambas em Curitiba. A linha temática para o desenvolvimento das atividades foi construída dialogicamente, promovendo o envolvimento dos professores. A Biologia foi trabalhada de forma aplicada, com ênfase em higiene e saúde, atendendo às particularidades da adolescência. No Colégio Gottlieb Muller foram realizadas dinâmicas em sala de aula, aplicação de questionários e palestras sobre DST/AIDS e métodos contraceptivos. No Victor do Amaral apresentou-se uma oficina pedagógica, desenvolvida com o auxílio de microscópios, modelos didáticos, banners educativos e apresentação de peça teatral. Após o desenvolvimento das atividades foram aplicados formulários de avaliação. Resultados: Foram atendidos, em conjunto, cerca de 600 alunos e a avaliação dos trabalhos revelou existir relação direta entre a participação dos alunos e a interatividade das atividades. Em sala de aula, houve um acréscimo de 56% para 82% no que se refere ao esclarecimento de dúvidas e de 7% para 21% na mudança alegada de comportamento, sugerindo que a interatividade favorece a internalização de conceitos. O resultado da oficina expressa clara relação entre o interesse despertado por determinado tema e a abordagem pedagógica, com aprovação superior a 90%, por parte de alunos e professores. O blog educativo teve grande aceitação, em especial pelos alunos do ensino médio. Conclusão: Informações adequadas, associadas às medidas de prevenção, apresentadas de forma interativa e acessível aos jovens, podem contribuir para a diminuição dos comportamentos de risco e maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem. O grande desconhecimento dos temas pelos alunos de Ensino Fundamental (67%) demonstra a importância de uma intervenção precoce nas escolas. A análise dos resultados e o interesse das comunidades escolares parceiras em sua continuidade refletem a importância de iniciativas como o presente projeto para uma efetiva prática de extensão universitária. O projeto tem traduzido na prática o vínculo entre o ensino, a pesquisa e a extensão e contribuído para a formação profissional e cidadã dos alunos de graduação da UFPR através da experiência de ensinar e aprender junto ao ensino público.
Palavra-Chave: Interatividade, Biologia, Ensino
 
		 
		