NAS TRILHAS DA FLORESTA

Setor: Palotina

Coordenador: Luiz Augusto Macedo Mestre

Vice-coordenador: Alexandre Leandro Pereira

Alunos bolsistas: Natália Lucyk, Juliana Bento Oliveira

Alunos voluntários: Cintia Silva, Marilia Favalesso, Fabio A. Martins, Larissa Hjort

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Meio Ambiente


RESUMO

Educar percorrendo trilhas proporciona aos alunos uma visão crítica sobre o ambiente que o rodeia e sobre a problemática ambiental regional, do seu município e de seu estado. Além disso, o contato direto com a natureza dinamiza as aulas e os conteúdos são assimilados com mais facilidade. Nossos objetivos foram informar e despertar o interesse dos alunos de ensino médio e fundamental sobre a importância da preservação das áreas de Floresta Estacional Semidecidual do Oeste do Paraná, pela interpretação guiada nas trilhas do Parque Estadual São Camilo, a 7 km da cidade de Palotina, PR. Para inicio das atividades, os graduandos de Ciências Biológicas da UFPR prepararão uma aula introdutória sobre a importância e as características da Floresta Estacional Semidecidual, com ajuda do orientador e do professor do colégio escolhido. As práticas serão construídas em conjunto, com a intenção de desenvolver atividades em sintonia com o que está sendo trabalhado em sala de aula, possibilitando o aprendizado mútuo dos alunos de graduação, professores e alunos do ensino fundamental e médio. No dia desta prática os alunos se deslocarão ao Parque com transporte da universidade. O monitor que acompanhará os alunos pelas trilhas distribuirá uma folha com questões para serem respondidas pelos alunos ao longo do percurso. Durante a trilha os alunos terão exemplificações das características de uma Floresta Estacional Semidecidual e oficinas programadas de maneira seqüencial incluindo os temas botânica, zoologia e meios físicos do Parque. Com esta prática pretendemos influenciar na percepção dos alunos utilizando as trilhas na mata do Parque, verificando e ensinando conceitos relacionados ao meio ambiente. Como resultados esperamos obter registros sobre as percepções dos alunos do ensino fundamental e médio, fotografias e os questionários respondidos no fim de cada dia de trabalho. Ainda compilaremos os resultados dos questionários para interpretá-los quantitativamente e com estes dados pretendemos escrever um guia para educação ambiental na região e para aulas práticas relacionadas ao tema. Projetos como o citado visam auxiliar no resgate cultural da importância da natureza em regiões intensamente impactadas como o Oeste do Paraná.

Palavra-Chave: Trilhas interpretativas, Oeste do Paraná, Educação Ambiental