MUSICALIZAÇÃO INFANTIL DA UFPR LITORAL

Setor: Litoral

Coordenador: Debora Regina Opolski

Vice-coordenador: Judson Lima

Alunos bolsistas: Alexandre Cassou, Maria Virgínia Gapsky Giordani, Rodrigo Augusto de Jesus

Alunos voluntários: Adilson Frizon, Hudson Correia Santos, Jessica Mattos dos Santos, Lais Araújo.

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

A Musicalização Infantil da UFPR Litoral é baseada no projeto de musicalização desenvolvido no departamento de artes da UFPR que vigorou do ano de 2003 ao ano de 2008. O projeto tem por objetivo ofertar aulas coletivas com foco na iniciação musical para bebês e crianças de dois a seis anos de idade. Por ser gratuito, esperamos promover uma forte ligação entre a universidade e a comunidade. O atual estágio do projeto é de implantação. No ano passado, a semente foi plantada com um módulo de musicalização infantil no espaço pedagógico das Interações culturais humanísticas (as ICH, que atende alunos de séries e cursos variados no Setor Litoral). Abordamos aspectos relacionados à educação musical e à aprendizagem das crianças, e realizamos aulas práticas com alunos da comunidade de Matinhos entre 04 a 05 anos. Nesse momento, o grupo está planejando aulas para quatro turmas que vão iniciar no próximo semestre, compreendendo crianças de 02 a 06 anos. A metodologia educacional traçada como objetivo para esse projeto parte do princípio da aprendizagem colaborativa. Baseado na metodologia de "aprendizagem por pares" (cf. ILARI: 2011), os alunos trabalharão em grupos, para que possam auxiliar uns aos outros, de acordo com a experiência e a apropriação da vivência musical de cada participante. Começamos o projeto nesse ano de 2013 com a participação de oito alunos da universidade, e, certamente, temos o objetivo de ampliar nos próximos anos, fazendo com que os que estão participando agora possam auxiliar e colaborar com a inserção e adaptação dos novos participantes no ano seguinte. Os alunos da universidade participantes do projeto estão tendo aulas de instrumento para usarem como apoio durante a prática da aula de música com as crianças. O projeto prevê o trabalho com os métodos ativos de educação musical (cf. FONTERRADA: 2008), propondo a prática da música em conjunto, ou em comunidade, sempre de forma ativa, conforme apontado por Bourscheidt (2008). Além disso, seguimos como modelo de aula a proposta de Madalozzo (2011) que prevê a aula separada em momentos específicos como canção de saudação, "limpeza dos ouvidos", trabalho com escala, dança, percussão instrumental e canção de despedida. Nessa apresentação, relataremos os procedimentos e os resultados que tivemos no ano passado, quando iniciamos os estudos sobre essa ideia, bem como os processos que serão desenvolvidos agora no projeto de extensão.

Palavra-Chave: Música, Educação Infantil, Musicalização