MINHA UNIVERSIDADE LÊ

Setor: Litoral

Coordenador: Elisiani Vitória Tiepolo

Vice-coordenador: Luiz Everson da Silva

Alunos bolsistas: Angélica Aparecida da Silva, Flávia Silveira dos Santos

Alunos voluntários: Maria de Fatima Ferreira Vilhalva

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Cultura


RESUMO

Paulo Freire criou um belo neologismo para tratar da leitura. Para esse educador, ler é ler a "palavramundo". Ou seja: somos leitores para além da palavra escrita, pois o mundo está significado para além do verbal. Nesse sentido, é necessário criarmos espaços que rompam com uma rotina em que a linguagem vai se restringindo à sua função informativa e reprodutora do senso comum, criando espaços em que se estimule a sensibilidade das pessoas para outras formas de ser e sentir, explorando todas as linguagens, especialmente as suas possibilidades estéticas. Além disso, na maioria das vezes, mesmo o convívio efetivo com textos escritos é bastante restrito e a frequência à biblioteca está aquém de nossas expectativas. Por isso todos os espaços acadêmicos, além da biblioteca, devem ser considerados como ambientes de leiturização. Assim, esse projeto se constitui de diversos eventos que promovem a leitura e a vivência cultural no Setor Litoral e tem como objetivo promover encontros culturais permanentes que estimulem o compartilhamento de experiências estéticas em torno da linguagem escrita. Mais especificamente, busca difundir o acervo da biblioteca, criar grupos de leitura em horários diversos, possibilitar a troca de informações entre leitores, difundir autores da região, promover encontros para a leitura oral de textos. Desenvolve-se a partir de encontros mensais em diferentes espaços para a realização de um Sarau Literário, no qual a cada encontro será selecionado um autor ou um tema para ser lidos, debatidos, socializados de forma lúdica pelos participantes. Também há a exposição semanal da caixa Feira Livro, com livros para serem emprestados ou trocados. Outra ação é a criação de materiais de divulgação dos livros de literatura que constituem o acervo da biblioteca. Os bolsistas atuam como mediadores de leitura, vivenciando as possibilidades e limites dessa atividade no espaço acadêmico e preparando-se para essa tarefa em sua prática profissional. Em relação à pesquisa, o planejamento e as ações são subsidiados por um grupo de estudos, que aprofunda as questões teóricas envolvidas na formação de leitores, articulando-as às questões trazidas da realidade. Essa reflexão gera textos reflexivos sobre o projeto, assim como sobre o papel da universidade na formação continuada e em projetos voltados à educação básica e superior.

Palavra-Chave: Cultura, Leitura, Universidade