MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCACAO
enec/resumo_111.html
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Coordenador: Maria do Carmo Duarte Freitas
Vice-coordenador: Celso Yoshikazu Ishida
Alunos bolsistas: Feliipe Comunello, Barbara Monteiro Martins de Oliveira, Marina Sutile de Lima, Floelay Cristina da Silva, Oliveira, Amanda Melaine dos Santos, Patricia Natume
Alunos voluntários: André Cordeiro Frutuoso, Vinicius Augusto Cezar Trassi,
Docentes participantes: Denise Fukumi Tsunoda, Helena De Fatima Nunes Silva,Mauro Jose Belli
Técnicos administrativos participantes: Aline Waenga
Participantes Externos: Aplidinei Savoldi, Josiete do Carmo, Viviane Helena Kuntz
Área Temática: Educação
RESUMO
O projeto propõe-se a trabalhar no desenvolvimento de materiais educativos e cursos que façam a inserção da tecnologia na educação. A ação requer cuidados no momento da seleção das informações para elaboração dos conteúdos didáticos tornando-o adequado a cada oficina e público, atentando-se que teorias e estilos de aprendizagem se aplica ao público alvo. O material passa por adequação da linguagem, buscando ter um material atrativo e motivador, de modo que seja utilizado como apoio para a aquisição de conhecimento pelo estudante. A proposta é a inserção de tecnologia inovadora nas práticas de sala de aula. Os cursos estão divididos em módulos que visam orientar os aprendiz a usar o computador em apoio à elaboração de outros produtos e conteúdos informacionais. A proposta inova ao inserir e aplicar conceitos de gestão da informação, ergonomia, design e engenharia de produto e ciência da informação, criando uma subárea de pesquisa com ênfase no processo de produção de produto informacional e comunicacional. A expectativa dos produtos é viabilizar o acesso distribuído de dados e informações, permitir a manutenção do fluxo interno e externo de informações atualizadas, proporcionar a produção de informação, facilitar a interação da organização com seu entorno e o processo de tomada de decisão a custos e prazos compatíveis. Neste período, os participantes do projeto desenvolveram um material didático impresso, cuja coleção do primeiro módulo aborda a temática "Tecnologias para inclusão digital". Esta proposta é composta por uma coleção de seis (6) livretos, denominados: Conhecendo o computador, Aprendendo a desenhar com o mouse, Editando Textos, Montando Tabelas, Montando Apresentações e Clou Computing contendo informações tidas como básicas para o uso do computador (hardware) e seus programas (software). Esses foram cadastrados no ISBN, com o intuito de garantir os direitos autorais e a disseminação desta ferramenta futuramente a grupos interessados. Material que foi adaptado para pessoas da terceira idade, pertencentes à Universidade Aberta da Maturidade (UAM), atendendo desta forma a necessidade de promover o letramento de um grupo de idosos na cidade de Curitiba. Durante um mês foi ofertado na forma de minicursos de capacitação oficinas com tecnologias inovadoras para os participantes aumentem seus conhecimentos. Com palestra de introdução ao computador (abordando temas como e-mail, segurança na internet, motivando-os ao uso de novos produtos tecnológicos); seguido de capacitações baseadas nos livros didáticos desenvolvidos Word, Excel, Power Point, Paint e Cloud Computing. Em A infraestrutura dos cursos contou computadores para manuseio das ferramentas; no decorrer das capacitações foram disponibilizados os livretos para cada tema abordado. Ao final, os participantes avaliaram como positivo o material e a estratégia didática utilizada pelos participantes do projeto (relacionamento graduando idoso). O projeto de mídias na educação continua desenvolvendo materiais didáticos e prospecta novos produtos diante do crescimento continuo de novas tecnologias.
Palavra-Chave: Tecnologias Inovadora, Material Didático, Letramento Digital