INOVAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: LABORATÓRIO E BRINQUEDOTECA

Setor: Educação

Coordenador: Tania Teresinha Bruns Zimer

Vice-coordenador: Neila Tonin Agranionih

Alunos bolsistas: Gyuri Menghini Ballalai

Alunos voluntários:

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

Esse projeto propõe-se ao trabalho com a formação docente, tanto no que se refere à graduação (licenciatura em Matemática e Pedagogia) quanto ao docente em serviço na rede pública de ensino, para o desenvolvimento da ciência e a inclusão social no que se refere ao uso de tecnologias de ensino na área de Matemática. É um projeto inserido ao "Programa de apoio a projetos extracurriculares: investindo em novos talentos da rede de educação pública para inclusão social e desenvolvimento da cultura científica", financiado pela CAPES. Para tanto, visa o desenvolvimento de atividades em três âmbitos: fundamentação teórica a partir de palestras e seminários referentes ao trabalho de inovações metodológicas no ensino da Matemática, em especial, ao Laboratório de Matemática, Clube de Matemática e Brinquedoteca; oficina de produção de materiais, jogos e sequências didáticas e uma atividade de mobilidade, ou seja, visitas técnicas pedagógicas a espaços já existentes que sejam relacionados aos temas aqui em estudo (Laboratório de Matemática, Clube de Matemática e Brinquedoteca), tais como o Museu de Ciências da PUC-RS, as Brinquedotecas da UFRGS e da USP, entre outros espaços a serem confirmados ao longo do trabalho. Um dos propósitos desse projeto é o de instrumentalizar e viabilizar a implementação de Laboratórios de Matemática, com vistas ao Clube de Matemática e à Brinquedoteca, nas escolas públicas, no intuito de ampliar as possibilidades de atendimento às dificuldades de aprendizagem em Matemática dos alunos e, também, de aprimorar as habilidades daqueles que já dominam o conhecimento em estudo. Para tanto, tem como objetivo geral promover processos de formação permanente de professores que atuam na Educação Básica, mais especificamente, ensinando matemática no Ensino fundamental e/ou no Ensino Médio, voltados à produção de práticas pedagógicas inovadoras a partir do uso de tecnologias, materiais didáticos e mídias educativas comprometidas com o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e do espírito científico. Ainda não há resultados a serem apontados em virtude de o mesmo ter previsão de início no segundo semestre de 2013, em virtude de atendimento ao cronograma do Edital 55/12 CAPES.

Palavra-Chave: Ensino, Matemática, Laboratório, Brinquedoteca