COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA APLICADA ÀS NOVAS MÍDIAS: A DIVULGAÇÃO DA INICIATIVA CIENTÍFICA NA WEB 2.0

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Aluno de Iniciação Científica: João Victor de Mello e Basabe (IC-Voluntária)

Curso: Tecnologia em Comunicação Institucional (T)

Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas

Co-Orientador: Celso Yoshikazu Ishida

Colaborador: Daniele Troyan Um, Denise Tsunoda Dois,

Departamento: Ciências e Gestão da Informação

Setor: Setor de Ciências Sociais AplicadasMarina Sutile de Lima Três

Área de Conhecimento: 60902043


RESUMO

O desenvolvimento das mídias digitais atribuiu novas demandas informacionais dirigidas à comunicação. Os métodos de comunicação científica embasados na área de conhecimento do Jornalismo Científico, então, devem estar adaptados nas novas mídias (web 2.0). Isso motiva e objetiva a pesquisa, análise e mensuração das ações a serem tomadas na web 2.0 que visem a divulgação científica. Além dos desdobramentos para organização informaçional dentro das novas mídias. Este artigo relata o experimento realizado desde o ano de 2011 junto ao Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia Laboratório de Mídias Digitais, que utiliza das plataformas online para desenvolvimento de projetos como o Green Map, divulgação das atividades do laboratório e promoção de eventos os quais o laboratório está envolvido. As publicações nas novas mídias não desprenderam custos, todavia necessitam de atenção constante sobre o impacto das informações postadas na social media e o que deve ser feito com as informações lá postadas. Este é um experimento contínuo que acompanha o desenvolvimento das novas mídias / redes sociais e de adaptação para divulgação da iniciativa científica voltada para o público online que demanda o entendimento sobre Marketing Viral e de Relacionamento, redação, correção, planejamento, monitoramento e envio das informações que divulguem à comunidade acadêmica as ações do Grupo de Pesquisa. Segue-se o processo com o envio de email marketing para as entidades afins e parceiras, envio de press release para a imprensa, uso de aplicativos online que integrem as mídias as quais o Grupo de Pesquisa faz parte, ainda técnicas de Marketing de Conteúdo utilizada para fidelizar e atrair seguidores. Os desempenho das publicações são analisadas diariamente e os resultados obtidos são monitorados mensalmente. Observa-se satisfação em relação a divulgação das atividades do Grupo de Pesquisa nas novas mídias, facilita o contato com o público externo na universidade e informa com mais facilidade o público pesquisador, além todavia de distribuir facilmente as informações para qualquer local do globo.

Palavras-chave: Marketing Científico, Web 2.0, Mídias Sociais