PRÁTICAS E USO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS AO ENSINO EM ENGENHARIA
1426
evinci/resumo_1426.html
Aluno de Iniciação Científica: David Rocha Milsted (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Industrial Madeireira (MT)
Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas
Co-Orientador: Celso Yoshikazu Ishida, Sergio Scheer
Colaborador: Fabio Henrique Conceição, Patrícia Megumi Natume
Departamento: Ciências e Gestão da Informação
Setor: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Área de Conhecimento: 30800005
RESUMO
Discute como a educação evoluiu ao longo do tempo tanto no seu conteúdo como na sua apresentação e as novas tecnologias oferecem métodos inovadores para facilitar o ensino. A Realidade Aumentada (RA) tem sido utilizada para unir objetos virtuais ao mundo real. Diversas áreas têm sido beneficiadas com sua aplicação; áreas como medicina e saúde, ramo industrial, artes, entretenimento, arquitetura e construção civil, com foco nesta última, no projeto de edificações. Analisa as ferramentas de Código Aberto (OpenSource) de RA: SACRA, FLAR ToolKit e ARToolKit, para os projetos de edificações com foco no conceito Building Information Modeling (BIM). O projeto com BIM enfatiza o uso do Industry Foundation Classes (IFC) como tipo padrão de troca de informações sobre os modelos possibilitando a utilização de softwares de vários fabricantes por parte dos projetistas concedendo mais liberdade ao projeto. O IFC é um padrão que difere da linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language), a qual é utilizada para a modelagem dos objetos virtuais na maior parte das ferramentas de RA. Para que os modelos exportados para o formato IFC possam ser demonstrados pela RA é necessária a conversão destas linguagens, isto é, de IFC para VRML. Realizaram-se testes de conversão completa de objetos com várias propriedades diferenciadas e avaliaram-se os pontos positivos e falhos em cada um dos procedimentos, obtendo-se as informações importantes e relatando-se os erros nos processos de conversão, detalhes das funcionalidades individuais de cada ferramenta e a indicação de quais dessas podem ser utilizadas em cada tipo de aplicação. Estudos busca aprendizagem no uso destas tecnologias como práticas e Uso de Metodologias Facilitadoras para Transferência de Tecnologias Inovadoras Aplicadas ao Ensino em Engenharia.
Palavras-chave: Tecnologias Inovadoras, Ensino de Engenharia, Realidade Aumentada