TESTAR A EFICIÊNCIA DO DISPOSITIVO DE INCLINAÇÃO DESENVOLVIDO PELO LAGEH
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Aluno de Iniciação Científica: Nanúbia Pereira Barreto (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Ambiental (MT)
Orientador: Claudia Pereira Krueger
Co-Orientador: Anderson Renato Viski
Colaborador: Diuliana Leandro
Departamento: Geomática
Setor: Setor de Ciências da Terra
Área de Conhecimento: 10704035
RESUMO
Os sinais advindos dos satélites podem chegar diretamente na antena GPS ou serem oriundos de reflexões de superfícies em seu percurso. Os últimos sofrem um retardo de tempo em relação aos primeiros. Estes sinais chamados de indiretos contribuem para o efeito do multicaminho, um dos erros sistemáticos atuantes no posicionamento de alta precisão na superfície terrestre. Desde o ano de 2006, o Laboratório de Geodésia Espacial e Hidrografia (LAGEH), têm priorizado a inovação tecnológica para posicionamento de alta precisão utilizando observações GPS. Dentre as inovações tecnológicas desenvolvidas e em fase de desenvolvimento pelo LAGEH cita-se: implantação da primeira Base de Calibração de Antenas GNSS no Brasil (BCAL/UFPR), o desenvolvimento de um material capaz de atenuar o sinal indireto (AEM-LAGEH); o dispositivo mecânico denominado DRA (Dispositivo de Regulagem e Ângulo) e atualmente tem-se um dispositivo de inclinação eletromecânico com capacidade de efetuar movimento vertical e horizontal na antena GPS. Esse trabalho visa investigar o comportamento e os efeitos da inclinação da antena GPS de maneira controlada empregando o dispositivo desenvolvido pelo LAGEH. Dentre os objetivos específicos tem-se testar a eficiência do dispositivo de inclinação e analisar o efeito do multicaminho através deste. Os experimentos estão sendo realizados no Pilar 3000, um dos que compõem a BCAL/UFPR, situada no centro Politécnico. Posicionamentos estáticos com máscara de zero grau com o emprego de receptores de dupla frequência Leica 1200 estão sendo realizados. Os dados coletados serão avaliados inicialmente com o programa TEQC (Translate Edit Quality Check), que indica o nível de variação média do efeito do multicaminho numa estação de observação para a fase das ondas portadoras L1 e L2. Espera-se que este efeito seja melhor quantificado para cada satélite, visto que, o dispositivo de inclinação irá possibilitar o acompanhamento de cada satélite em sua trajetória.
Palavras-chave: Multicaminho, Posicionamento GPS, Dispositivo de Inclinação