1380
Título
EFEITO DE DISPOSITIVOS DE PROGESTERONA NA TAXA DE PRENHEZ DE OVELHAS SUBMETIDAS A MONTA NATURAL DURANTE ESTAÇÃO REPRODUTIVA
Aluno: Thailine Scucato - PIBIC/CNPq - Curso de Zootecnia (MT) - Orientador: Alda Lúcia Gomes Monteiro - Departamento de Zootecnia - Área de conhecimento: 50405004 - Palavras-chave: dispositivos de progesterona; reutilização; ovinos - Coorientador: Odilei Rogerio Prado - Colaborador: Geisa Costa,Fernanda Ripel Salgado,João Gabriel Rodrigues.
O objetivo foi avaliar a eficácia da reutilização de dispositivos intravaginais de progesterona natural (Eazi - Breed CIDR®) comparado ao uso de acetato de medroxiprogesterona (MAP - Progespon®) sobre a taxa de prenhez de ovelhas cruza Suffolk x White Dorper, em monta controlada com carneiro White Dorper (WD) na estação reprodutiva (Abril/2013). Foram utilizadas 37 ovelhas com idade aproximada de 36 meses, peso médio igual a 62 kg e com escore corporal médio igual a 2,5(escala 1 a 5). As ovelhas foram divididas em 2 grupos, sendo 19 submetidas ao uso de MAP e 18 ao uso do CIDR. No caso do CIDR, ainda foi subdividido em três grupos para comparar o dispositivo novo (n=6) ao de 2°uso (n=6) e 3° uso (n=6), compondo 4 tratamentos (MAP; CIDR Novo; CIDR 2°uso; CIDR 3°uso) no total. Ambos os tratamentos foram submetidos a protocolo hormonal curto (6 dias). No início do protocolo, (dia zero) as ovelhas receberam os dispositivos intravaginais CIDR ou MAP. No dia da retirada dos dispositivos (dia 6), foram administrados 37,5 µg de Cloprostenol Sódico (Sincrocio®) e 400 UI de Gonadotrofina Coriônica Equina eCG (Novormon®). Imediatamente após a retirada dos dispositivos de progesterona, o carneiro (WD - de fertilidade comprovada por exame andrológico prévio) foi introduzido ao lote de fêmeas e mantido por 5 dias consecutivos para efetuar a cobertura natural das ovelhas. Decorridos 30 dias do término do período de cobertura, foi realizado o exame de ultrassonografia pela via transretal para diagnóstico de prenhez. Os dados foram submetidos à análise estatística para dados não paramétricos pelo teste de Fisher pelo pacote estatístico SAS (2011). Não houve diferença (P=0,91) na taxa de prenhez MAP 79,35%; CIDR Novo 100%;CIDR 2º uso 83,3%; CIDR 3º uso 83,3% entre os 4 tratamentos utilizados. Portanto a escolha do dispositivo a ser utilizado, bem como a opção pela sua reutilização como estratégia para redução no custo do protocolo de indução e sincronização de cio em ovelhas, ficará a critério do produtor, pois ambos os tratamentos responderam de forma eficiente.