1365

Título
FATORES DE CORREÇÃO PARA PERÍMETRO ESCROTAL EM FUNÇÃO DA ALTURA E AJUSTES SIMULTÂNEOS PARA ALTURA, PESO E IDADE EM BOVINOS NELORE

Aluno: Gisele Ferreira da Silva - PIBIC-AF/FA - Curso de Zootecnia (MT) - Orientador: Rodrigo de Almeida Teixeira - Departamento de Zootecnia - Área de conhecimento: 50402005 - Palavras-chave: gado de corte; morfologia; precocidade sexual - Coorientador: Laila Talarico Dias.

O objetivo deste estudo foi estimar fatores de correção do perímetro escrotal para os efeitos de altura, idade e peso ao sobreano em bovinos Nelore a partir de 39.082 registros de machos nascidos entre 2001 a 2009, pertencentes às fazendas do grupo Aliança Nelore, cedidos pela empresa GenSys Consultores Associados S/C Ltda. O modelo estatístico considerou, como fixo, o efeito de grupos de contemporâneos; efeito linear de idade ao sobreano (IDS), além dos efeitos lineares e quadráticos de altura ao sobreano (ALT) e peso ao sobreano (PES), como covariáveis. As análises foram realizadas no programa estatístico SAS, utilizando-se o PROC GLM. As equações utilizadas na predição do perímetro escrotal (PE) em função dos efeitos de ALT, IDS e PES foram: PEa=β0+β1*(alt)+β2*(alt)²; PEai=β0+β1*(ids) e PEap=β0+β1*(pes)+β2*(pes)², onde: b0, b1 e b2 correspondem, respectivamente, ao intercepto e aos coeficientes de regressão linear e quadrático utilizados para ALT, IDS e PES. Os fatores de correção (FC) para PE (cm) foram calculados, fixando-se a idade, o peso e/ou a altura como padrão aos 500 dias, 290kg e 136cm, respectivamente e, calculados por: FCx=PEbase/PEx, em que: FCx é o fator de correção para o PE; PEbase é o PE predito para altura, altura e idade ou altura e peso; e PEx é o valor predito do PE para a altura do animal ou para a idade aos 136cm de altura ou para peso aos 136cm de altura. O FCa variou de 1,083 para 120cm a 0,942 para 155cm de altura. O FCai variou entre 1,036 para 356 dias a 0,958 para 665 dias de idade. O FCap variou de 1,059 para 156kg a 0,971 para 435kg de peso. Aplicando-se os FC estimados, verifica-se que a correção do PE para altura privilegia os animais mais velhos, pesados e menores; que a correção para altura e idade privilegia os animais mais novos e pesados, enquanto que a correção para altura e peso privilegia os animais mais velhos e leves. Em relação à altura dentro do PEai e PEap, não houve diferença entre animais menores e maiores, destacando a importância que tem o peso para o PE, ou seja, o incremento em uma característica acarretará em acréscimo para a outra, sendo que o peso é um ponderador maior em relação à altura. A amplitude de variação dos FC indica que mesmo após a padronização para as características relacionadas ao desenvolvimento, ainda persistem diferenças importantes de PE entre os animais que podem estar geneticamente relacionadas de maneiras diferentes às características reprodutivas e de crescimento em bovinos de corte.