1351

Título
DIETA DE TONATIA BIDENS (SPIX, 1823) (CHIROPTERA: PHYLLOSTOMIDAE) NA RESERVA NATURAL SALTO MORATO, PARANÁ, SUL DO BRASIL

Aluno: Suelen Zontta Kiem - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Ciências Biológicas (N) - Orientador: Fernando de Camargo Passos - Departamento de Zoologia - Área de conhecimento: 20400004 - Palavras-chave: ecologia alimentar; quirópteros; mata atlântica - Colaborador: Fernando Carvalho, Eduardo Carneiro.

Estudos relacionados à espécie Tonatia bidens são ainda escassos, inclusive a espécie é enquadrada como "com dados insuficientes" na classificação da IUCN (2012). A distribuição de T. bidens estende-se da Argentina a leste e sudeste do Brasil e Paraguai. Sua alimentação é composta principalmente por artrópodes. O objetivo do presente estudo foi analisar a composição da dieta de Tonatia bidens em poleiros de alimentação utilizados pela espécie. O estudo foi realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato, município de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná (25° 10' 54" S 48° 17' 52" O), sendo composta pela formação vegetal característica a Floresta Ombrófila Densa. Foi feito o monitoramento de poleiros de alimentação no período de março de 2013 á julho de 2014, em dois abrigos distintos próximos as residências da reserva. Nestes poleiros, os restos alimentares foram coletados, triados e encaminhados para a identificação em laboratório. A análise da dieta revelou que os morcegos se alimentaram de artrópodes pertencentes às ordens Lepidoptera, Coleoptera, Blattodea e Orthoptera; também houve registros de vertebrados, sendo aves das ordens Apodiformes e Passeriformes principalmente, demonstrando não só sua dieta é insetívora, como também carnívora. Os dados coletados já são significativos, corroboram com estudos já realizados, onde se afirma que sua dieta é composta principalmente por artrópodes, contudo um número pequeno de trabalhos ratificam sua dieta carnívora o que é destacado pelo presente estudo. Ainda que as amostragens não tenham sido finalizadas, os resultados sugerem um consumo maior de aves do período do inverno, sendo assim a continuação da análise irá proporcionar dados mais refinados a respeito não só da composição da dieta como sua variação sazonal, assim agregando mais informações sobre Tonatia bidens, podendo corroborar os resultados já observados.