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Título
COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO DIGITAL DO TERRENO (MDT) OBTIDO ATRAVÉS DE IMAGEAMENTO AÉREO VIA VANT E DERIVADE DE SHUTTLE RADAR TOPOGRAPHY MISSION (SRTM)

Aluno: Mauro Canton Nicolao - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (MT) - Orientador: Eduardo Ratton - Departamento de Transportes - Área de conhecimento: 10000003 - Palavras-chave: vant; mdt; itti - Coorientador: Cristhyano Cavali da Luz - Colaborador: Rodrigo de Castro Moro, Eduardo Padua de Mattos, João Vinicius Sachet.

O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) , também conhecido como drone, é um veículo aéreo controlado remotamente, ou programado para percorrer uma rota preestabelecida. Com a constante evolução tecnológica e consequente barateamento, o uso do VANT vem tornando-se cada vez mais viável e economicamente vantajoso em relação a outros sistemas que geram produtos cartográficos similares, como imagens de plataformas orbitais ou aerolevantamentos tradicionais com o uso de aeronaves tripuladas. O SRTM ( Shuttle Radar Topograph Mission) é uma missão espacial da NASA, que gerou uma base de cartas de alta resolução altimétrica para todo o planeta (exceto os polos).O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos e outros modais. O ITTI vem utilizando plataformas VANT no imageamento aéreo para identificação de infraestrutura viária e reconhecimento de terreno para estudos ambientais e geológicos onde são necessárias imagens de alta resolução para identificação visual de elementos, como áreas de passivos ambientais na faixa de domínio da rodovia. Com objetivo de sanar os problemas oriundos da defasagem temporal das imagens disponibilizadas por satélites e softwares específicos, bem como para que fosse possível uma melhor interpretação e caracterização geológica, no imageamento aéreo da BR-135/BA/MG, o ITTI optou por utilizar uma plataforma VANT. Nesta rodovia foi feito um levantamento com extensão total de 424,3 km. Em uma área especifica do município de São Desidério-BA devido a intensa presença de cavernas e dolinas foi necessário um estudo para definir um novo traçado para a rodovia, com isso foi realizado um imageamento da área com o uso do VANT onde o bloco de imagens contou com grande porcentagem de recobrimento e pré-sinalização de pontos de apoio no terreno com coordenadas tridimensionais determinadas por geodésia espacial. Como subproduto desse levantamento foi possível gerar um modelo digital do terreno (MDT) com alta densidade de pontos. O objetivo deste trabalho é analisar se a qualidade deste MDT gerado pela plataforma VANT, comparando suas coordenadas com o SRTM que possui uma densidade menor de pontos mas com coordenadas altimétricas precisas.