1314

Título
OBTENÇÃO DE DADOS POR MEIO DE CARTAS NÁUTICAS NO AUXÍLIO A PROJETOS HIDROVIÁRIOS - ESTUDO DE CASO: HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ

Aluno: Lucas Ricardo Valentim - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Eduardo Ratton - Departamento de Transportes - Área de conhecimento: 30105030 - Palavras-chave: hidrovias; cartas náuticas; vetorização - Coorientador: Gustavo Pacheco Tomas.

A rede hidroviária brasileira é uma das maiores do mundo com o potencial de 43.000 km de hidrovias, tendo atualmente 27.000 km com condições de navegação. As hidrovias de destaque no país são as dos rios Madeira-Amazonas, Tocantins-Araguaia, São Francisco, Paraguai-Paraná e Tietê-Paraná. O modal hidroviário têm uma maior eficiência energética e produz um menor custo de transporte para longas distância. Apesar das reconhecidas vantagens, as hidrovias do país são pouco utilizadas, representando aproximadamente 13% da matriz de transportes brasileira. Essa realidade gera dificuldades para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, além de sobrecarregar outros modais, como sistema rodoviário. Um dos problemas que dificultam a utilização das hidrovias brasileiras é a falta de dados referentes às condições de navegabilidade das hidrovias. A principal base de dados existentes provém da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), da Marinha do Brasil, que disponibiliza diversas cartas náuticas das principais hidrovias do país. A partir destas cartas, é possível extrair informações, como a profundidade predominante e a sinalização existente. Entretanto diversas cartas estão desatualizadas e com formatos digitais que dificultam a obtenção dos dados. Devido à necessidade de crescimento do uso das hidrovias brasileiras, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou no ano de 2014 o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia Paraguai-Paraná. Durante o levantamento dos dados provenientes das cartas náuticas existentes ao longo da hidrovia, verificou-se a necessidade da vetorização das cartas, transformando as mesmas da extensão digital bidimensional para tridimensional. A conversão se processa por meio do programa computacional ArcGIS, da empresa ESRI. O objetivo da conversão é atribuir a todos os pontos da carta informações do posicionamento geográfico e de altimetria, a partir um sistema de referência escolhido. Como objetivo final do processamento de dados, espera-se obter todas as informações necessárias para o EVTEA da Hidrovia Paraguai-Paraná e que possa desenvolver uma metodologia para vetorização das cartas náuticas.