1313

Título
ANÁLISE COMPARATIVA DE PROPRIEDADES FÍSICAS DE CONCRETO ASFÁLTICO UTILIZANDO AGREGADO GRAÚDO RECICLADO DE CONCRETO, ASFALTO BORRACHA E CAP 50-70

Aluno: Lucas Maier Ochiliski - IC-Voluntária - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Leonardo Fagundes Rosemback Miranda - Departamento de Transportes - Área de conhecimento: 30103053 - Palavras-chave: agregado reciclável; asfalto borracha; marshall - Colaborador: Alceu dal Bosco Junior, Eloisa Caroline Guimarães.

A crescente demanda de soluções sustentáveis para a construção civil no Brasil e no mundo torna necessária a pesquisa científica para obtenção de novos materiais e técnicas. Nesse contexto, a seguinte pesquisa avalia a utilização de ligantes asfálticos modificados por borracha moída de pneus inservíveis e de agregados reciclados de concretos na produção de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). O principal objetivo desse trabalho científico é avaliar a eficiência da substituição do CAP 50-70 por asfalto borracha na redução do teor ótimo de ligante de CBUQ produzido com agregado graúdo reciclado de concreto. Foram utilizados agregados reciclados originados de concreto, provenientes da usina de reciclagem Soliforte, localizada em Campo Largo/PR. Primeiramente, realizou-se ensaios de determinação de densidade real, densidade específica e absorção de água do agregado graúdo reciclado e do agregado miúdo natural. Após a conclusão desses ensaios e da composição da curva granulométrica nos limites previstos pelas normas do DNIT para a faixa C, determinaram-se as temperaturas de moldagem dos corpos de prova e iniciou-se a moldagem dos corpos de prova constituídos de CAP 50-70 e de asfalto borracha. Foram definidos, com base em resultados passados, quatro teores de CBUQ: 5,5%, 6,0%, 6,5% e 7,0%. Foram realizados ensaios Rice, resistência à tração e fluência, além da determinação dos parâmetros de dosagem Marshall. Este estudo é parte de uma pesquisa maior, visando a obtenção de redução de consumo de ligante usando agregados recicláveis e utilizando diferentes tipos de CAP, como este em questão, o CAP 30-45 e o CAP 50-70 moldado com uma energia maior de compactação. Os resultados parciais indicam que a mistura utilizando asfalto borracha se adequará, no mínimo, aos parâmetros especificados para o emprego em concretos asfálticos de vias de baixo volume de tráfego.