1307

Título
O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE ENSINO-APRENDIZADO NO APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO

Aluno: Igor Rodeghiero Ferreira - IC-Voluntária - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Márcia de Andrade Pereira - Departamento de Transportes - Área de conhecimento: 70708045 - Palavras-chave: ensino-aprendizagem; educação; engenharia civil - Colaborador: Thomás Bedusque Verderesi.

A educação apresenta papel fundamental no desenvolvimento de um país. Dessa maneira, faz-se mister que se invista em uma formação de qualidade nas instituições de ensino. No entanto, o cenário educacional brasileiro no ensino de engenharia possui muitos problemas, apresentando altos índices de reprovação e de abandono de curso. Esses problemas se refletem na sociedade, principalmente nesta área, insensivelmente à importância das obras de engenharia para a qualidade de vida da população. Segundo Kuri (2004), para se pensar em um ensino transformador, que realmente permita a reconstrução de conhecimento por parte principalmente dos alunos, é necessário também tomar ciência de aspectos não explícitos, ou seja, que estão inseridos dentro do processo de ensino-aprendizagem. A partir dessa visão, o presente estudo se compromete a estudar a relação dos estilos de ensino-aprendizagem propostos por Felder e Silverman (1988) no desempenho acadêmico. Os estilos de aula utilizados pelos docentes foram determinados a partir do questionário de Índice de Estilos de aula (IEA) desenvolvido pelos pesquisadores. Os estilos de ensino dos alunos foram determinados com o Index of Learning Styles (ILS) (Felder e Silverman, 1988) e posteriormente foi relacionada a compatibilidade de tais parâmetros com o desempenho acadêmico dos discentes, o qual é medido pelo número de aprovações e reprovações. O levantamento foi feito nas disciplinas CM201 - Cálculo Diferencial e Integral I e CM202 - Cálculo Diferencial e Integral II. O ILS foi aplicado aos alunos de diversas maneiras (durante a semana do calouro, concomitantemente à aplicação do IEA em aula e através de questionários virtuais) com o intuito de se atingir o maior número de discentes integrantes no ano de 2013. Foram atingidos 137 discentes, que corresponde à 83% do total de alunos aprovados no vestibular em 2012. A partir dos resultados obtidos com a aplicação dos questionários e o desempenho acadêmico (resultados das avaliações) foi possível comprovar que há uma relação entre os estilos de ensino-aprendizagem e esse desempenho. Sendo assim, o presente trabalho cumpre o seu objetivo de destacar a importância de estudos nessa área para a implementação de melhorias nos processos pedagógicos atuais, o que resultaria em um grande benefício para a engenharia do país.