1305

Título
A POSSIBILIDADE DA POLITECNIA COMO ALTERNATIVA EDUCACIONAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Aluno: Diego Mendonça Domingues - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Marcia de Andrade Pereira - Departamento de Transportes - Área de conhecimento: 70803013 - Palavras-chave: educação; trabalho; tecnologia.

A educação em geral, e na área da tecnologia, em particular, necessita de um caráter produtivo não apenas do ponto de vista de qualificação da mão-de-obra, por um lado, e formação dos conhecedores dos processos produtivos, de outro, ou, ainda, de trabalhadores e patrões, formação técnica-profissional ou educação geral. Entende-se que a educação profissional destinada àqueles que estão sendo preparados para executar o processo de trabalho, e a educação científico-acadêmica destinada àqueles que vão conceber e controlar este processo. Essa visão que separa a educação geral, propedêutica da educação específica e profissionalizante, reduz a educação profissional a treinamentos para preenchimento de postos de trabalho. Assim, também a educação em engenharia especialmente passa a ter o papel de sintetizar o trabalho e a escola. O trabalho objetiva investigar a percepção do estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná com relação ao seu curso e ao mercado de trabalho, bem como suas perspectivas de aprimoramento, ao apresentar um estudo teórico sobre os principais conceitos relacionados ao trabalho como princípio educativo, analisar as percepções dos estudantes de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná a cerca de seu curso, identificar a preferência de estilos de aprendizagem dos estudantes e professores do curso, avaliar o estilo de aula ministrado pelos professores da graduação em questão e identificar matérias com metodologia de ensino diferenciada, realizar um debate sobre as principais dificuldades encontradas no curso e ao relacionar as percepções adquiridas no estudo de campo com o referencial teórico, propondo soluções concretas para sua melhoria. Sendo assim, será feita, basicamente, uma análise da educação na práxis, realizada a partir da observação, vivência e sistematização das variadas maneiras de transmissão de conhecimentos utilizadas no curso em questão. Espera-se que seja possível visualizar uma forma de reestruturar o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, avançando em direção ao uso coletivo da tecnologia e em defesa da vida social humana, superando, ao incorporar, as práticas mais retrógradas.