1301

Título
ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE CONCRETOS ASFÁLTICOS COM AGREGADO GRAÚDO RECICLADO DE CONCRETO E DIFERENTES TIPOS DE CAP: 30/45 E 50/70

Aluno: Alceu Dal Bosco Junior - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Leonardo Fagundes Rosemback Miranda - Departamento de Transportes - Área de conhecimento: 30103053 - Palavras-chave: agregados reciclados; marshall; cap 30/45 - Colaborador: Lucas Maier Ochiliski, Eloisa Caroline.

A construção civil se comporta de maneira muito artesanal, com alta geração de resíduos e exploração de recursos naturais, mas há práticas já consolidadas, como a utilização de agregados reciclados em bases e sub-bases de pavimentos, que demonstram mudança nessa realidade. Verifica-se a necessidade do desenvolvimento de métodos que permitam a aplicação do material em outras soluções, visando evitar a disposição irregular e contaminação de resíduos. Este trabalho propõe o estudo de substituição do agregado graúdo natural por agregados reciclados para a utilização em camadas de rolamento de pavimentação asfáltica em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) comparando-se o teor ótimo de ligante e o desempenho físico e mecânico das misturas feitas com CAP 50/70 e CAP 30/45. O trabalho utilizou agregados graúdos reciclados de concreto provenientes da usina de reciclagem Soliforte, localizada em Campo Largo/PR, e pó de pedra como miúdo natural. Dessa mistura, foram determinadas a densidade real, densidade específica e a absorção das três frações: graúdo, miúdo e pulverulento. Foi utilizada uma curva granulométrica para as misturas seguindo os limites previstos nas normas do DNIT para a faixa C. Foram moldados corpos de prova com o CAP 50/70 e 30/45 nos seguintes teores de ligante: 5,5%, 6,0%, 6,5% e 7,0%. Foram determinadas as seguintes propriedades: parâmetros de dosagem Marshall, fluência e estabilidade. Todos os ensaios seguiram a normatização do DNER. Os resultados parciais indicam a adequação aos parâmetros exigidos para uso em vias de baixo volume de tráfego do CBUQ com agregados reciclados. O projeto, deste modo, contribui com a tecnologia do uso de agregados reciclados em CBUQ, diminuindo a prática de má disposição dos mesmos.