1300
Título
UMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DISPOSITIVOS DA ENGENHARIA DE TRÁFEGO NO SISTEMA VIÁRIO: INTERVENÇÃO NA RUA PADRE AGOSTINHO
Aluno: Alana Tamara Gonçalves Molinariarc - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Marcia de Andrade Pereira - Departamento de Transportes - Área de conhecimento: 31003028 - Palavras-chave: engenharia de tráfego; estacionamento; largura de faixa - Colaborador: Luziane Machado.
O presente trabalho trata de uma investigação da influência de dispositivo da engenharia de tráfego no sistema viário, por intermédio de um estudo de caso da Rua Padre Agostinho, na cidade de Curitiba (PR). O caso estudado neste trabalho, referente à retirada de vagas de estacionamento na Rua Padre Agostinho e implantação de uma faixa adicional de tráfego inicialmente tinha a pretensão de aumentar o fluxo de veículos, porém além do descontentamento dos comerciantes e moradores da região, com o tempo passou a deixar margens de dúvidas quanto à sua eficiência. O dispositivo em questão se refere à transformação de vagas de estacionamento na via em uma faixa adicional de tráfego, e suas considerações com relação à largura das faixas. Foram realizadas pesquisas com moradores e comerciantes locais, além de um motorista de transporte coletivo da região, para conhecimento da opinião quanto ao dispositivo implantado. Foi realizada a pesquisa de campo, onde se obteve informações sobre o local quanto à velocidade, o fluxo e o volume de veículos no trecho referente entre as ruas Fernando Simas e Presidente Taunay, um grande corredor viário, utilizado para ligar o centro ao noroeste da cidade. As pesquisas da Rua Padre Agostinho fornecem dados desde o ano de 2002 até o ano de 2013, onde foram atualizados pelas autoras deste trabalho. Para dar sequência aos estudos juntamente com a pesquisa na Rua Padre Agostinho foram realizadas também as mesmas pesquisas na Rua Martim Afonso, que é uma via paralela, a fim de se obter dados e poder fazer uma comparação do fluxo de veículos, velocidade, largura de faixas e conforto do usuário entre as duas vias. Através dos estudos realizados constatou-se que as características da Rua Padre Agostinho não condizem com as recomendações existentes, e os resultados mostram que a utilização de faixas com medidas abaixo do recomendado interferem causando diminuição de velocidade e de volume de tráfego da via. Além dos problemas visualmente perceptíveis, existe também o desconforto do usuário ao utilizar uma via com as características como da Rua Padre Agostinho. Chegou-se então a conclusão de que a Rua Padre Agostinho deveria ser redimensionada, ao invés de ter quatro faixas, o melhor seria ter três faixas com aproximadamente 3m de largura cada, o que traria mais conforto e segurança aos motoristas, comportando os veículos de maior porte adequadamente e com aumento de velocidade média dos mesmos.