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Título
CONFECÇÃO DE VÍDEOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS SOBRE SEMIOLOGIA DO EXAME GINECOLÓGICO COM FINS PEDAGÓGICOS

Aluno: Natália Dettoni Longo - IC-Voluntária - Curso de Medicina (MT) Orientador: Jaime Kulak Junior - Departamento de Tocoginecologia - Área de conhecimento: 40100006 - Palavras-chave: vídeo; exame; ginecológico.

O uso de vídeos para o ensino teve seu uso expandido com a WEB 2.0. Com a possibilidade de colocar material filmado online, de forma acessível, tanto no âmbito financeiro como técnico, a todos, trouxe uma ferramenta de ensino importante ao alcance de todos. Diversas universidades internacionais influentes estão produzindo vídeos tutoriais para o aprendizado de seus alunos, porém há o empecilho de não estarem disponíveis na língua portuguesa. Apesar da grande disponibilidade de vídeos nacionais, eles nem sempre são uma fonte confiável de conhecimento, afinal, muitos deles são feitos por leigos. Dessa forma, este projeto visa facilitar a aprendizagem do graduando de medicina em relação ao exame ginecológico, já que a visualização de manobras semiológicas muitas vezes é mais eficiente do que a leitura das mesmas em livros textos e também a visualização de um exame ginecológico por vídeo é algo mais confortável para o aluno. Além disso, ao disponibilizar o material online, o vídeo está disponível a qualquer momento para que o aluno possa consultá-lo e melhorar a suas habilidades para a posterior realização de exame ginecológico em pacientes. Para a confecção dos vídeos foram utilizados bonecos e modelos para demonstração de partes anatômicas e a equipe de trabalho realizou as manobras semiológicas, a filmagem foi feita com uma câmera filmadora Sony DSC, não profissional em ambiente claro e sem ruídos. Posteriormente os vídeos foram convertidos para edição com o software Format Factory e então editados pelo orientador responsável no software Cantasia Studio, e salvos no formato WMV. Após a edição, o vídeo pode ser publicado no canal do Youtube, onde poderá ser visualizado por todos os interessados. Portanto, com esse projeto o aluno de medicina terá mais uma ferramenta para os estudos, sendo ela na língua portuguesa e acessível.