1292

Título
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UM PROGRAMA DE TERAPIA OCUPACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA E NO DESEMPENHO OCUPACIONAL DE PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS E SEUS FAMILIARES

Aluno: Vânia Mendes de Oliveira Ramos - IC-Voluntária - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Milton Carlos Mariotti - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: qualidade de vida; transtornos mentais; terapia ocupacional - Coorientador: Regina Titotto Castanharo.

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal avaliar a importância do lazer para a qualidade de vida do adulto com transtorno mental. Trata-se de pesquisa quantitativa - qualitativa de caráter exploratório e descritivo. A opção metodológica visa proporcionar a avaliação da qualidade de vida dos adultos com transtorno mental participantes do grupo de convivência da Associação Arnaldo Gilberti, em relação aos benefícios que as atividades de lazer proporcionam na qualidade de vida. Uma pessoa pode ser vista como um sistema aberto, complexo, biológico, social e espiritual que se relaciona com seu ambiente, usando a ocupação como forma de resposta adaptativa ás solicitações do mesmo. A realização da coleta de dados será através do questionário SF36, aplicado antes e depois de um período de intervenção e de descrição de observações do diário de campo, com as atividades de lazer e posteriormente os resultados serão descritos e comparados. A pressão da rotina do mundo globalizado gera muito estresse, muitas vezes em um grau tão profundo que pode vir a transformar-se em algo maior, como um transtorno mental. As atividades de lazer servem como um fator atenuante em relação ás pressões que as pessoas sofrem no seu dia-a-dia. Para a Terapia Ocupacional o Lazer é considerado uma ocupação humana, sendo primordial, intervenções terapêuticas ocupacionais para engajamento da população de saúde mental nas suas próprias atividades recreativas e de lazer com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Essas intervenções podem vir a beneficiar a comunidade em geral, pois o lazer traz consigo um caráter lúdico, tão necessário para suavizar as pressões que o mundo exerce sobre os indivíduos, pois um dos grandes problemas encontrados na atualidade é o adoecimento psíquico, afetando a saúde da população, causando um alto ônus para a saúde pública. As atividades de lazer podem ser uma área na qual os sentimentos e impulsos podem ser descarregados de maneira socialmente aceitável, sendo que as atividades socializantes são realizadas como entretenimento e apoio social promovendo a saúde e desta forma o lazer e a saúde mental têm tendências que contrapõem o estresse A Terapia Ocupacional contribui para uma vida mais significativa, tanto na vida em sociedade como individual, atuando como facilitador no procedimento de modificação, constituindo perseverantes inventores de possibilidade.