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Título
MAPEAMENTO DO NÍVEL DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS MATRICULADOS NO TURNO NOTURNO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR
Aluno: Priscila Cardoso da Siqueira - IC-Voluntária - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Iranise Moro Pereira Jorge - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: estresse; estresse acadêmico; terapia ocupacional - Colaborador: Patricia Bitencourt Varella.
O termo estresse é caracterizado como uma reação física e psicológica do organismo na busca a adaptar-se a uma nova situação, seja positiva ou negativa. Quando ocorrem eventos estressores, há um movimento do organismo na busca pela homeostase, a fim de preservar as funções do indivíduo. O estresse pode ser desencadeado por fatores pessoais e laborais. Somados a esses o sujeito que ainda exerce o papel de estudante, esta vulnerável a pressões das atividades acadêmicas. Sendo que essas podem ser potencializadoras de fonte de estresse, interferindo no seu desempenho ocupacional e em sua saúde mental e/ou física. Desta forma, o principal objetivo deste estudo foi identificar o nível de estresse dos acadêmicos do período noturno do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório e de corte transversal. A amostra constituiu-se de 75 acadêmicos matriculados no período noturno, sendo 28 acadêmicos do 2° período, 22 acadêmicos do 4° período e 25 acadêmicos do 6° período. Para a mensuração do nível de estresse, verificação da fase de estresse e da predominância de sintomatologias, foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos - ISSL de Lipp e aplicada uma anamnese semi estruturada. O ISSL classificao estresse em quatro fases, sendo elas alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão, contemplando o Modelo Quadrifáfico de estresse. Ao final da pesquisa, concluiu-se que do total de 75 acadêmicos, 16% dos estudantes não apresentam níveis significativos de estresse, enquanto 84% apresentam estresse. A maior incidência de estresse foi verificada na fase de Resistência (67%). Em relação à sintomatologia houve predominância de sintomas psicológicos, 76% da amostra. A partir destes resultados, observa-se um alto índice de estresse nos acadêmicos participantes do estudo, pontua-se que além das questões relacionadas à graduação, o elevado índice de estresse pode estar relacionado a questões pessoais dos estudantes. Ressalta-se a importância da realização de investigações referentes à temática, e para o desenvolvimento de ações a fim de diminuir o nível de estresse ou prevenir a sua incidência, contribuindo para o maior bem- estar e qualidade de vida dos acadêmicos.