1286
Título
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE/ REDES DE ATENÇÃO: PRÁTICAS MULTIDISCIPLINARES EM TERAPIA OCUPACIONAL NO CAPSI AD III CENTRO VIDA
Aluno: Miriam Stéfani Lopes - PET - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Derivan Brito da Silva - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: terapia ocupacional; saúde mental; assistência a saúde - Colaborador: Fernanda Percegona, Aline Zulian, Derivan Brito da Silva.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil Álcool e Drogas III Centro Vida é um serviço integrante da Rede de Atenção Psicossocial de Curitiba-PR, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes em uso ou abuso de álcool e outras drogas, oferecendo 7 leitos para o acolhimento noturno. O local atende toda a demanda do município, através de procura espontânea e/ou encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, Conselho Tutelar, Abrigos, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e Vara da Infância e Adolescência. A equipe é formada por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, educadores sociais, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, psiquiatra, médico clínico, socióloga, assistentes administrativos, coordenadora e apoio técnico. A inserção do PET-Saúde/Redes de Atenção neste serviço ocorreu no período de setembro de 2013 a janeiro de 2014 , envolvendo os cursos de Terapia Ocupacional, Enfermagem e Farmácia.Ao longo destes meses, as monitoras de Terapia Ocupacional realizaram a observação e acompanhamento das oficinas de diferentes profissionais e do fluxo de atendimentos para conhecer o serviço. Em seguida, iniciou-se algumas ações para potencializar as práticas na Instituição, como: auxílio no planejamento de algumas oficinas - utilizando o saber específico da Terapia Ocupacional -, estudo de caso, acolhimento e atendimento de demandas individuais dos usuários, e discussões de casos com profissionais da equipe. Ressalta-se o contato das monitoras de Terapia Ocupacional com oficinas no planejamento e execução das mesmas, reforçando a Educação pelo Trabalho, proposta pelo programa PET-Saúde/Redes de Atenção. Essas ações proporcionaram contribuições para o serviço e o trabalho multidisciplinar, pois através das atividades grupais realizadas, era possível levantar demandas individuais dos participantes e repassar tais informações aos outros profissionais, que seguiam no cuidado com encaminhamentos e resolução das demandas. Além do trabalho prestado ao serviço, as experiências foram de grande valia para as monitoras que tiveram oportunidade de correlacionar a teoria dos estudos acadêmicos com a prática real do trabalho. Nesse sentido, evidencia-se a contribuição das ações do PET-Saúde/Redes de Atenção para a relação ensino-serviço-comunidade.