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Título
ESTUDO DESCRITIVO DO DESEMPENHO NA DIREÇÃO DE AUTOMÓVEIS DE SUJEITOS SEQUELADOS POR AVC
Aluno: Marina Marcondes Braga - PIBIC/CNPq - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Renato Nickel - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: terapia ocupacional; acidente vascular cerebral; condução de automóveis - Colaborador: Ana Paula Fernandes, Andrea Maria Fedeger, Nathália Rodrigues Cardoso.
A temática do presente estudo enfoca-se no desempenho seguro na direção de automóveis de pessoas com deficiência, neste trabalho representado por sujeitos sequelados por Acidente Vascular Cerebral (AVC). O AVC é a causa de maior incapacidade grave no mundo com incidência global superior a 15 milhões de pessoas. O indivíduo acometido pode sofrer sequelas de ordem motora, mental e sensorial, as quais impactam nas atividades de seu cotidiano, entre elas o desempenho para dirigir automóveis. Falando-se em mobilidade na comunidade, o desempenho eficiente na direção de automóveis significa alcançar a independência, autonomia e a participação social. Em países desenvolvidos na área, o terapeuta ocupacional é membro da equipe responsável pela avaliação e intervenção para o retorno à direção segura de automóveis junto a pessoas com deficiência ou idade avançada. O presente trabalho justifica-se pela escassez de artigos sobre o assunto no país e pela possibilidade de ampliação do conhecimento e relevância da atuação do terapeuta ocupacional em mais um campo no Brasil, pretendendo comprovar a eficácia das avaliações utilizadas em pacientes sequelados por AVC. O presente estudo tem como objetivo identificar questões, de ordem ambiental e pessoal, que influenciam no retorno e abandono da direção de automóveis de indivíduos pós-AVC, bem como verificar mudanças de hábitos e rotinas de direção. Para verificar as questões levantadas, foi utilizado o questionário "Avaliação do Desempenho em Dirigir Automóveis - ADDA-AVC" e estabelecida análise de dados. Com o intuito de avaliar funções cognitivas, motoras e visuais, foi realizada a aplicação das avaliações MoCA (Montreal CognitiveAssessment), EAPV (Escala da Avaliação da Percepção Visual) e EFM (Escala Fugl-Meyer para membros superiores e inferiores). Como resultados deste estudo, constatou-se a necessidade de modificação na estrutura do processo de concessão de CNH no cenário brasileiro e inclusão do terapeuta ocupacional na equipe multidisciplinar, devido aos benefícios gerados na avaliação e posterior retomada do sujeito na atividade de dirigir automóveis. A aplicação do questionário e avaliações apontou para a identificação desta atividade como de grande significado para o sujeito, sendo considerados motivos para o abandono déficits em funções do corpo. Bem como, para o fato de que a função motora não é limite para o retorno à atividade visto que esta pode ser compensada por meio de adaptações veiculares.