1279

Título
ESTRESSE ACADÊMICO: GRUPO DE INTERVENÇÃO JUNTO AOS ACADÊMICOS DE TERAPIA OCUPACIONAL

Aluno: Karina da Rosa - IC-Voluntária - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Iranise Moro Pereira Jorge - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: estresse acadêmico; terapia ocupacional; grupo de intervenção.

Ao passo que os alunos ingressam no ensino superior, passam por uma série de mudanças relacionadas à rotina, desenvolvimento de atividades, responsabilidades, contextos, inserção ou não em grupo de social dentre outros. Esses fatores interferem diretamente no desempenho acadêmico e em suas atividades dentro e fora da Universidade. Dentro de um contexto e circunstâncias a maneira com que o individuo se relaciona pode colocar seu bem estar em risco, originando assim o estresse. Este, por sua vez, pode ser entendido como o resultado de um estado de desequilíbrio, tanto da relação indivíduo-ambiente quanto da relação demanda-recursos. Considerando o exposto, esta pesquisa buscou detectar os principais fatores estressores dos acadêmicos que impactam no desempenho ocupacional dos mesmos. O estudo em questão partiu de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória, através de entrevistas com questionário semi-estruturado, tabulação dos dados e posteriormente análise. A população foi selecionada a partir de pesquisa anteriormente realizada e intitulada de "Avaliação dos Fatores Estressores que Influenciam o Desempenho Ocupacional dos Acadêmicos de Terapia Ocupacional". Dessa forma, selecionaram-se dez potenciais participantes, todos acadêmicos do curso de terapia ocupacional, período diurno e que se encontravam com o nível de estresse alterado. Ao final, a amostra foi composta por sete participantes. O estado de estresse é composto pelo "agente estressor" e pela "reação" que o indivíduo tem diante desse agente. É denominado agente estressor qualquer evento ou situação, interna ou externa, que cria o potencial para alterações fisiológicas, emocionais, cognitivas ou comportamentais em um indivíduo. Dentre os principais estressores que impactam no desempenho ocupacional os mais preponderantes foram: fatores acadêmicos como cobrança, aumento de responsabilidades e acúmulo de tarefas, já para os fatores pessoais a falta de tempo, má qualidade do sono e privação de atividades sociais. De forma geral, cem por cento da amostra considera o processo de formação estressante.A partir dos resultados obtidos, foi possível evidenciar a vulnerabilidade dos acadêmicos diante dos fatores estressores. No entanto, não se pode afirmar que estes são oriundos individualmente de questões acadêmicas ou pessoais, pois essa pesquisa teve caráter qualitativo e não quantitativo