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Título
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DO PET-SAÚDE: INSTRUMENTALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Aluno: Desirée Galvão Ferreira Leal Ventura - PET - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Derivan Brito da Silva - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: saúde mental; terapia ocupacional; equipe de assistência ao paciente - Coorientador: Aline Zulian - Colaborador: Suellen Merencio da Silva, Cristhiany Bollmann.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa a integração ensino-serviço-comunidade e prevê a inserção de estudantes, via disciplinas teórico-práticas e de estágio com vistas à reorientação profissional. Espera-se que o estudante não apenas se beneficie do serviço para seu aprendizado, mas que contribua com o serviço para melhoria da assistência à população. O estudo visa demonstrar a contribuição de estudantes/estagiários do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná a uma equipe de um Centro de Atenção Psicossocial, com o suporte de monitores, preceptores e tutor do Grupo de Atenção Psicossocial PET-Saúde/Redes de Atenção. Justifica-se a ação na oferta de subsídios teórico-práticos para melhor utilização de jogos de tabuleiro e brincadeiras, enquanto ocupações significativas para o sujeito de atenção e/ou recursos terapêuticos-ludicidade. Para sistematizar a ação utilizou-se da metodologia do Arco de Maguerez. A observação da realidade apontou para a necessidade dos profissionais em aprofundar seus conhecimentos sobre os jogos existentes no serviço e sua utilização na prática profissional. Após a teorização, estabeleceu-se como hipótese de solução: a instrumentalização de profissionais por meio de atividades grupais com jogos de tabuleiros e brincadeiras. Realizou-se 10 encontros, com a participação de 8 profissionais, divididos em três etapas: apresentação do jogo; vivência do jogo; e finalização, em que eram debatidas as possibilidades terapêuticas dos jogos. Assim, foi confeccionada uma cartilha com a relação dos jogos existentes no serviço, suas instruções e possibilidades terapêuticas, e um workshop para apresentação dos jogos a todos os profissionais e usuários. Verificou-se que os encontros possibilitaram aos profissionais o aumento de repertório em jogos e segurança em utilizá-los como estratégia terapêutica; e ainda, a aplicação do conhecimento aprendido na prática cotidiana do serviço. Conclui-se que, as atividades realizadas se constituíram em uma grande experiência para discentes e profissionais do serviço de saúde. E ainda que, as trocas entre as diversas profissões que compõe a equipe, o conhecimento específico de cada uma contribuem para atenção integral e interdisciplinar aos sujeitos de atenção.