1272

Título
EXPECTATIVA PARA O DESEMPENHO NA CONDUÇÃO DE AUTOMÓVEIS E A SITUAÇÃO NA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON

Aluno: Cristhiany Bollmann - Pesquisa voluntária - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Andrea Maria Fedeger - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: terapia ocupacional; condução de automóveis; doença de parkinson.

Este estudo faz parte do projeto de pesquisa da orientadora intitulado “Estudo descritivo do desempenho de dirigir automóveis de pessoas com o diagnóstico da doença de Parkinson” iniciado em 2011. A acadêmica vinculada desde agosto de 2012 no projeto realizou a seleção e as entrevistas com indivíduos com e sem o diagnóstico da doença de Parkinson na Associação Paranaense de Portadores de Parkinsonismo e elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso defendido em dezembro de 2013. Apresenta-se neste trabalho a análise e considerações finais dos dados coletados no primeiro plano de trabalho da acadêmica na Iniciação Científica. O trabalho compara a expectativa de motoristas com e sem a doença de Parkinson sobre o tempo que pretendem desempenhar esta atividade e seu perfil como condutor através da consulta a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no site do Departamento Nacional de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR). Os procedimentos para a realização desta pesquisa foram a revisão de literatura que contou com a seleção de artigos referentes a condução de automóveis por pessoas com o diagnóstico da doença de Parkinson, a pesquisa documental com a seleção de legislações referentes ao trânsito no Paraná e no Brasil e a pesquisa de campo, nesta etapa os dados da carteira, bem como dados pessoais foram tabulados e posteriormente verificados online no site do DETRAN-PR, totalizando 12 horas semanais. Fez parte também deste plano de trabalho a participação da acadêmica na comissão organizadora do evento sobre direção de automóveis com as terapeutas ocupacionais Sherrilene Classen (Canadá) e Miriam Monahan (Estados Unidos) que ocorreu na universidade entre os dias 17 a 21 de março deste ano. Participaram também deste evento neurologista Helio Teive, Gustavo Fatori do DETRAN-PR e Henrique Nemeth da HN adaptações.