1270
Título
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE: ATENDIMENTO DOMICILIAR E ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO
Aluno: Ariadne Tamara Bedin - PET - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador: Derivam Brito da Silva - Departamento de Terapia Ocupacional - Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: atenção básica; estratégia de saúde da família; terapia ocupacional - Coorientador: Danielle Cherbiski.
O Programa de Educação pelo Trabalho (PET- Saúde) tem por objetivo integrar ensino-pesquisa-extensão, atualmente direcionado à Estratégia de Saúde da Família, assim como a integração da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Esta experiência ocorreu no município de Colombo- PR, iniciando em setembro de 2013 e está em andamento. O Grupo de Atenção Psicossocial (GAP) integra nessa experiência os cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional. Este trabalho tem por objetivo relatar experiências de estudantes de Terapia Ocupacional no GAP. As atividades desenvolvidas no GAP iniciaram com o envolvimento da Disciplina Curricular de Estágio Obrigatório em Terapia Ocupacional. Inicialmente foi realizado um levantamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) dos pacientes atendidos nesse serviço e de suas unidades de referencia, identificando grande demanda de saúde mental na unidade onde se desenvolve o programa. Como ação de integração com o CAPS o GAP vem realizando atendimento domiciliar aos usuários que apresentam demanda por este tipo de atendimento. O atendimento domiciliar consta como uma das ações desenvolvidas periodicamente pelo grupo, que juntamente com a equipe e preceptores realizam o direcionamentos dos pacientes com demandas mais especificas. Além do atendimento voltado aos usuários em sofrimento mental, o GAP vem realizando a estratificação de risco com a população hipertensa da unidade básica de saúde/estratégia de saúde da família, e trabalhando com um grupo de pacientes hipertensos de auto risco, com ações de educação em saúde, prevenção de morbidades associadas, como previsto na politica do município. Conclui-se que a atuação dos estudantes no contexto da atenção básica a saúde tem vital relevância para formação profissional, tendo em vista que esta experiência vem demonstrando a importância do trabalho em equipe de forma interdisciplinar.