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Título
O CONTEÚDO ESTRUTURANTE FILOSOFIA POLÍTICA: ANÁLISE E PROPOSIÇÃO A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA APROVADOS PELO PNLD E LDP

Aluno: Roberson Leite de Melo - PIBIC/CNPq - Curso de Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (N) - Orientador: Geraldo Balduíno Horn - Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Área de conhecimento: 70801002 - Palavras-chave: filosofia política; livro didático; filosofia da práxis.

Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma investigação em torno do conteúdo estruturante "filosofia política" que consta na coleção dos livros didáticos de filosofia aprovados pelo PNLD de 2012 e do Livro Didático Público do Paraná de 2006. Dessa forma, com base na realidade da sala de aula do nível médio no Brasil, no qual grande parte dos alunos são oriundos das classes mais desfavorecidas culturalmente e economicamente, cabe a escola conectar o mundo do aluno com o conhecimento sem deixar de levar em conta o discente como um cidadão inserido numa sociedade desigual e injusta. Assim, partindo da ideia de que a filosofia e o seu ensino são atividades ligadas diretamente a formação e a prática política dos estudantes, procurou-se verificar nestes materiais pedagógicos, categorias e conceitos específicos da filosofia da práxis na perspectiva de autores como Karl Marx, Friedrich Engels, Herbert Marcuse e Antonio Gramsci, entendendo que a filosofia por sua essencia crítica e questionadora, deve contribuir para a preparação do cidadão comprometido e responsável pela construção coletiva de uma sociedade justa e emancipada. Realizaremos assim, uma análise nos materiais didáticos buscando entender as abordagens, conceitos, linguagem, metodologia e outros mecanismos de apresentação do tema "filosofia política", avaliando se tais conteúdos criam condições para estimular a capacidade dos estudantes de pensarem a política criticamente e, compreendê-la como parte fundamental da sociedade e do país em que vivem. A hipótese levantada é que os livros didáticos de filosofia adotam uma visão elitista e colonizada e, recortam conteúdos e temas que são afeitos a um tipo conservador de sociedade. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho consiste basicamente numa revisão bibliográfica que engloba as principais investigações pertinentes ao assunto, bem como fichamentos e análises do conteúdo de filosofia política dos livros didáticos de Filosofia do Ensino Médio (o Livro Didático Público do estado do Paraná e os três livros aprovados pelo PNLD).