1263
Título
A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NA CRECHE: PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS RECENTES E ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A DOCÊNCIA
Aluno: Luiza Hundt de Figueiredo - PIBIC/CNPq - Curso de Pedagogia (M) - Orientador: Angela Maria Scalabrin Coutinho - Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Área de conhecimento: 70807060 - Palavras-chave: educação; crianças; creche.
O trabalho realizado durante a Iniciação Científica pretendia, a princípio, delinear a situação da educação de bebês de 0 a 3 anos nas creches, a partir do estudo do produzido na academia a respeito do tema (entendendo os textos de cunho teórico como diretrizes para uma educação adequada e respeitosa com os bebês). Entretanto, após a leitura do material produzido no Brasil acerca da educação de bebês, sentimos o desejo de seguir uma nova direção na pesquisa. Estava claro no material estudado que os teóricos procuravam algo que não apenas considerasse o cognitivo do bebê, mas também compreendesse a parcela emocional, relacionada à díade cuidar-educar. Ao perceber também as diversas semelhanças entre o proposto nos textos como o modelo de educação ideal para bebês, e o que a bolsista havia previamente observado no estágio realizado em uma escola que seguia os preceitos da pedagogia Waldorf (pedagogia de origem austríaca, criada por Rudolf Steiner em 1919), decidimos pesquisar mais profundamente a educação de bebês de 0 a 3 anos nas escolas Waldorf na cidade de Curitiba. O objetivo tornou-se então, após realizada a primeira parte da pesquisa, referente à leitura da bibliografia acerca da educação de bebês (com ênfase em autores como Damaris Maranhão, Maria da Graça Souza Horn e Daniela Guimarães, entre outros), fazer visitações a escolas Waldorf em Curitiba e a uma na Alemanha, na cidade de Munique, para observar as semelhanças entre o efetuado nas escolas no Brasil e na Alemanha, e entre o que as escolas oferecem e o que os textos acadêmicos e de cunho científico priorizam na educação de bebês. Com os resultados, espera-se atingir uma nova compreensão sobre a pedagogia Waldorf, retirando-lhe a carga de misticismo e preconceito que atualmente a cobre, e poder apresentar um modelo alternativo para a educação de bebês, com características que poderiam futuramente vir a ser adquiridas pelas creches públicas brasileiras.