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Título
CULTURA DIGITAL E GRADUAÇÃO: HÁ FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE PARA OS FUTUROS DOCENTES?

Aluno: Ana Carolina Zocatelli Nunes da Silva - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Letras - Espanhol ou Português com Espanhol (M) - Orientador: Nuria Pons Vilardell Camas - Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Área de conhecimento: 70804036 - Palavras-chave: cultura digital; formação de professores; tics.

As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) tornaram-se uma realidade na sociedade atual e são responsáveis por mudanças não só no cotidiano do cidadão comum, mas, principalmente, na comunidade escolar, gerando, com isso, um movimento intenso de busca por capacitação e especialização por parte dos profissionais da área educacional (docentes, direção pedagógica, agentes educacionais) em cultura digital e no uso das TIC no ambiente escolar como apoio pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Levando em consideração a inquietação das instituições de ensino, que exigem que o docente seja eficaz no uso das TIC e a percepção discente de uma lacuna no ambiente universitário no que diz respeito à Cultura Digital é que essa pesquisa foi idealizada. A presente comunicação tem como objetivo relatar os resultados finais do projeto de Iniciação Científica “Cultura Digital e Formação de Professores”. A pesquisa foi desenvolvida entre estudantes de graduação de dois cursos da área de humanas, Pedagogia e Letras, da Universidade Federal do Paraná. Os questionários foram aplicados no final do segundo semestre de 2013 e no primeiro semestre de 2014, com a intenção de verificar como as novas tecnologias são vistas pelos jovens, futuros professores, nos anos iniciais e finais dos seus respectivos cursos. O estudo, feito a partir dos resultados dos questionários, tem como propósito discutir como o graduando apreende as TIC e seus usos no ambiente universitário, além de verificar se os mesmos percebem, no currículo do seu curso, a existência de disciplinas que abordem a temática de formação digital que possa auxiliá-los na futura prática docente. O estudo irá basear-se nos estudos sobre Cultura Digital e a relevância do entender e aplicar a literacia da informação na formação dos futuros professores.