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Título
ANÁLISE DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
Aluno: Luana Pizolato Benelli - PIBIC/CNPq - Curso de Pedagogia (M) - Orientador: Sueli de Fátima Fernandes - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - Área de conhecimento: 70800006 - Palavras-chave: letramento; educação de surdos; inclusão escolar.
Esta pesquisa tem como objetivo geral produzir o mapa Social de estudantes surdos bilíngues incluídos nas escolas do ensino médio da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana, de modo a caracterizar dados de sua trajetória escolar e níveis de letramento em língua portuguesa. A pesquisa tem como contexto histórico os doze anos decorridos da Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentado pelo Decreto nº 5.626/2005, que assegura aos alunos surdos o direito à educação bilíngue, isto é o acesso à comunicação e a instrução em Libras, além do ensino de português como segunda língua, durante toda a trajetória educacional. Os estudantes que participaram da pesquisa são o público-alvo da implantação dessa política, pois seu ingresso na educação infantil e/ou ensino fundamental ocorre, a partir de 2002. Assim, essa investigação pretende refletir sobre os impactos da oficialização da Libras com relação ao acesso a uma educação de qualidade em Libras, o princípio da acessibilidade e igualdade de condições com os demais estudantes. A pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada em onze municípios em Curitiba e região metropolitana, contemplando 168 alunos surdos e ouvintes. Na composição do mapa social dos estudantes surdos bilíngues incluídos nas escolas sistematizarmos três grandes eixos para análise: (i) dados sócio-econômicos dos estudantes; (ii) dados específicos da história familiar e trajetória escolar dos estudantes surdos; (iii) dados gerais de letramento em língua portuguesa dos estudantes. Os resultados apontam uma realidade importante do ponto de vista do direito à Libras como língua materna: os surdos, em sua maioria,são oriundos de famílias ouvintes sem acesso à Libras, a comunicação familiar é prejudicada e o convívio com outros surdos ocorre apenas no ambiente escolar. A maior parte deles recebeu algum tipo de atendimento especializado no processo de escolarização e mais de 90% tem apoio de intérpretes em sala de aula. Apesar desse dado, os estudantes apresentam sérias dificuldades na leitura e interpretação de textos, além de precários níveis de letramento na escrita da língua portuguesa. Com base nos estudos teóricos realizados e na realidade observada na pesquisa de campo, conclui-se que há uma grande contradição entre o que diz a política e o que acontece na prática das escolas, apontando para a necessidade de uma mudança nas diretrizes da educação inclusiva para surdos, de modo a garantir, de fato, seu direito à educação bilíngue.