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Título
VITIMIZAÇÃO E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
Aluno: João Gabriel Oliveira Gomes dos Santos - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Josafá Moreira da Cunha - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - Área de conhecimento: 70800006 - Palavras-chave: vitimização; engajamento acadêmico; bullying.
O objetivo do projeto de pesquisa em questão é estudar as relações entre condutas vitimizadoras e engajamento acadêmico, buscando identificar de que maneira a vitimização no ambiente escolar surte efeitos sobre a motivação dos estudantes, que é percebida através do engajamento escolar. Este conceito segundo a definição de Fredricks et al. (2005), passa pela aglutinação de três fatores, compreendidos pela conduta e adesão de comportamentos adequados pelos discentes (engajamento comportamental), envolvimento e pertencimento no ambiente escolar (engajamento emocional) e envolvimento cognitivo nas tarefas escolares (engajamento cognitivo). A vitimização é conceituada como ações em que pessoas causam prejuízo a seus pares através de interações caracterizadas por diferenças de poder físico ou psicológico, sendo esta definida como bullying quando repetida ao longo do tempo. (Hawker, & Boulton, 2000). A primeira fase do projeto caracterizou-se pela revisão de literatura, realizada a partir de referências indexadas na base de dados Psycinfo. Para recuperar os artigos relacionados ao tema proposto, utilizou-se o argumento de busca com os termos bullying (bullying, victimization) e engajamento (engagement, motivation, belonging), com seleção de qualquer campo nos metadados da base pesquisada, sem delimitação do período de publicação. Dos 740 resultados obtidos, 85 foram selecionados por tratarem de assuntos com proximidade à pesquisa, tais como definição de bullying, métodos para obtenção de dados, bem como relações entre bullying, ambiente escolar e efetividade dos alunos. O processo subsequente consistiu em filtrar as referências, utilizando apenas aquelas que tratavam especificamente da correlação entre vitimização e engajamento acadêmico. Os dados obtidos desta correlação revelam que o empenho em comportamentos vitimizadores é um preditor direto do baixo engajamento escolar. O emprego de programas de combate ao bullying em escolas prevê ambientes favorecedores à motivação de estudantes e, consequentemente, ao alto rendimento escolar. Estas afirmações apontam a consistência dos estudos sobre bullying e engajamento acadêmico e a importância de instigar o desenvolvimento de novos programas de combate à vitimização em escolas, bem como a aplicação mais frequente destes. A próxima etapa do projeto de pesquisa visa a elaboração de instrumentos bem como uma posterior coleta de dados, análise e discussão.