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Título
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DA PESSOA: PENSANDO A SALA DE AULA PARA A AUTONOMIA E A FORMAÇÃO DE VALORES

Aluno: Guilherme Ruthes - IC-Voluntária - Curso de Pedagogia (N) - Orientador: Tania Stoltz - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - Área de conhecimento: 70801002 - Palavras-chave: formação humana; valores; rudolf steiner.

Considerando a tão visível crise de valores que enfrentamos na sociedade atual e a mercantilização da educação, transformada em produto e comercializada como qualquer outro bem, é necessário que voltemos nossos olhares para a escola e para a sala de aula como espaço de formação da pessoa, em uma sociedade que cada vez mais isola e afasta os indivíduos. O estudo desenvolveu-se a partir do referencial teórico de Carl Rogers e de Rudolf Steiner. Envolveu pesquisa empírica, realizada junto a jovens na etapa final do processo escolar, nos últimos anos do ensino médio, com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas e tendo como ponto de partida a pergunta: "O que foi que você aprendeu na escola?" Levantou-se as falas desses jovens e suas experiências durante todo o processo escolar, buscando os aprendizados desenvolvidos durante esse período que subsidiaram a formação de valores em cada indivíduo. Com base nessas entrevistas e na bibliografia analisada, desenvolveu-se discussão sobre os objetivos propostos pela escola e os resultados encontrados a partir da fala dos jovens, debatendo uma proposta metodológica diferenciada e humanizada, voltada para a pessoa como centro do processo educativo, repensando tanto a relação professor/aluno, aluno/aluno e direção/professor/aluno, e o papel de aluno enquanto sujeito do processo educativo, direcionando sua participação para um papel muito mais colaborativo e participativo do que seu atual papel de objeto da educação, simples depositário de conhecimentos, que deverão ser repetidos em algum momento futuro, seja em avaliações nacionais de ensino ou nos próprios processos seletivos para as mais diversas universidades do país. Ao invés de buscar a formação dos indivíduos para a cidadania e para a vida em sociedade, a educação tem entendido desenvolvimento pessoal como a simples necessidade de "sucesso profissional", geralmente visto como uma boa remuneração, independente do trabalho realizado ou do envolvimento e prazer nele encontrado. Debater a formação de uma escola mais humana, fundamentada em valores menos egoístas e mais duradouros, eis o grande desafio da educação atual.